i4sea fecha contratos com Açu Petróleo e CSN: “Negócios demonstram versatilidade do i4cast®”

A i4sea fechou contratos, no Rio de Janeiro, com a Açu Petróleo e com o Terminal de Carvão e Minério (TECAR) da CSN. Com sedes na Bahia, São Paulo e Londres, a i4sea é responsável pelo desenvolvimento do i4cast®, primeiro software inteligente que reúne em uma única plataforma todas as ferramentas essenciais para apoiar a tomada de decisão referente às manobras e operações portuárias.

“Esses negócios são extremamente importantes para a i4sea, por conta da representatividade dessas duas empresas no mercado portuário brasileiro e por demonstrar a versatilidade do i4cast®, que opera atualmente em terminais de contêineres (a exemplo do Tecon Salvador, Leixões e Sines, em Portugal), líquidos (Açu Petróleo) e granéis sólidos (Porto de Cotegipe e CSN)”, pontua Bruno Balbi, CEO da empresa.

A Açu Petróleo é responsável, desde 2016, pela operação do terminal de petróleo (T-OIL) localizado no Porto do Açu, o maior complexo porto-industrial do país. A empresa utilizará dois módulos oferecidos pelo i4cast®: Atm Ocean®, que oferece previsões hiperlocais de mar e tempo para cinco dias no futuro na região de interesse; e o Best Window®, um calendário inteligente que analisa automaticamente as regras de navegação locais, com as características de cada navio e os dados de previsão de mar e tempo, para assim apoiar decisões sobre as melhores janelas de operação.

“O sistema desenvolvido pela i4sea será um importante aliado na otimização da programação do terminal de petróleo da Açu Petróleo, garantindo a o pleno uso da nossa capacidade, uma interação constante com os demais atores do Porto do Açu, mas principalmente a segurança das manobras dos navios que operam no T-Oil”, afirma o diretor de operações da empresa, Maurício Zannin.  

Por sua vez, a CSN é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil e está entre as cinco mais competitivas no mercado transoceânico. A empresa possui terminal cativo para exportação de minério de ferro no Porto de Itaguaí (TECAR). O contrato com a i4sea inclui três módulos do software: Atm Ocean®; Best Window®; e Prime UKC®, que possibilita cálculo e previsão do calado dinâmico, com o objetivo de suportar a tomada de decisão sobre o calado máximo que o navio pode operar com segurança, trazendo benefícios de eficiência para o terminal.

“Identificamos, nas ferramentas de calado dinâmico e previsão, sólidas oportunidades para otimização da operação nos terminais e importante contribuição para controle e segurança na navegação. Os estudos iniciais, em andamento, são fundamentais para que as partes interessadas conheçam o potencial das ferramentas e em que ponto e de qual forma estas podem ser empregadas como parte do processo de gestão portuária”, explica Heli Fernandes, engenheiro especialista da CSN.

Além das ferramentas contratadas pelas duas empresas, o i4cast® ainda possui: Módulo Smart Dredging®, capaz de prever a dinâmica de assoreamento ou erosão do fundo marinho; Módulo Terminal Analytics®, que permite a análise dos indicadores de eficiência de terminais; e o Módulo Port Flow®, que possibilita o compartilhamento de dados entre as partes interessadas dentro do setor portuário.

Foto: Divulgação / i4sea

O i4cast®
A i4sea é uma empresa com o propósito de eliminar as incertezas do setor marítimo que surgiu, em 2013, de uma necessidade por dados de qualidade de mar e tempo no apoio as manobras de navios. “Foi dentro desse contexto que desenvolvemos uma ferramenta (i4cast®) que tivesse, como base inicial, a geração de dados ambientais altamente precisos e de qualidade para apoiar a tomada de decisão deste setor”, explica Balbi.

Atualmente, os clientes da i4sea incluem empresas brasileiras como o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Wilson, Sons), Porto de Cotegipe, Capitania dos Portos da Bahia, Porto de Itajaí/SC, Enseada indústria Naval, entre outros. Há também negócios internacionais com os portos de Leixões e Sines, em Portugal, e com a Inmarsat, empresa referência em telecomunicações por satélite no mundo.

Site: www.i4sea.com

i4sea

Comunicado corporativo - por i4sea

 


Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios