i4sea firma contrato com Complexo do Pecém para suporte às tomadas de decisão

Mais um complexo portuário será beneficiado pelas funcionalidades do i4cast®, software inteligente para suporte às tomadas de decisão em manobras e operações portuárias. O Complexo do Pecém, no Ceará, assinou contrato com a i4sea para implantação do sistema, com o objetivo de gerar inteligência climática na região através da tradução das previsões de mar e tempo de alta resolução e, dessa forma, ampliar a segurança da navegação e eficiência operacional.

“Iniciamos esse projeto com o Complexo do Pecém visando muito mais que aumentar a segurança da navegação e a eficiência operacional. Queremos construir uma parceria duradoura que facilite o trabalho e a tomada de decisões diárias, como temos visto com outros parceiros, como a Santos Brasil e o Porto do Açu”, afirma Bruno Balbi, cofundador da i4sea.

Com o uso do i4cast®, o Complexo do Pecém se tornará mais produtivo, com foco na ampliação da carga transportada pelas embarcações, devido ao aumento do calado dos navios, e maior disponibilidade dos berços com o planejamento mais assertivo das manobras de atracação e desatracação. Haverá ainda melhoria na resposta em eventos de vazamento de contaminantes e programação eficiente de dragagens de manutenção e aprofundamento.

“Com a implementação do calado dinâmico, o Porto do Pecém vai maximizar a operação de atracação/desatracação dos navios em relação à maré. Ou seja, passaremos a otimizar a eficiência operacional com a redução do tempo de atracação e espera das embarcações. Assim, passaremos a ter uma maior disponibilidade, melhorando a taxa de ocupação dos berços, garantindo a redução de riscos e aumentando a segurança das manobras. É um avanço na nossa operação que chega para celebrarmos os 20 anos do terminal portuário do Pecém”, celebra Waldir Sampaio, diretor de operações do Porto do Pecém.

O i4cast® é um software de inteligência climática que tem como objetivo aumentar a eficiência e segurança climática no setor marítimo e portuário, com suporte à tomada de decisão proativa e com transparência dos resultados. Trata-se de um sistema customizável, com a contratação de ferramentas de acordo com a necessidade de cada operação.

Para atender às demandas do Complexo do Pecém, diferentes ferramentas serão combinadas: Dynamic UKC Charts do i4cast®, que realiza a análise e previsão da Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (FDAQ); Forecast Charts, que exibe ao usuário as condições de mar e tempo imediatas e futuras no trajeto das manobras; Operation Insights, o painel de janelas de operação; Analytics, uma ferramenta que exibe análises ambientais, operacionais e de validação customizáveis e em tempo real; e Sensor Charts, painel com parâmetros oceanográficos e meteorológicos medidos em tempo real.

Sobre a i4sea

Criada em 2013 por um grupo de oceanógrafos, a i4sea é a empresa responsável pelo desenvolvimento do i4cast®, software capaz de gerar previsões meteoceanográficas hiperlocais e insights acionáveis para apoiar as decisões operacionais na zona costeira. Com o i4cast®, planejadores e operadores são capazes de avaliar com até 10 dias de antecedência, o impacto que as condições de mar e tempo trarão para seus empreendimentos, para que assim sejam elevados os níveis de segurança e eficiência de suas operações.

Acesse: www.i4sea.com

i4sea 250x250 logo empresas e negocios

Comunicado corporativo - por I4SEA


Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios