Ocyan desenvolve soluções integradas para o mercado de construção submarina

A Ocyan chega em 2020 com inovações importantes para o mercado de construção submarina do setor de óleo e gás. Com base em tecnologia, a empresa desenvolveu duas soluções integradas para instalações submarinas com foco na eficiência operacional e otimização do trabalho: o Drill Lay e o CompRiser. O diretor de Subsea da Ocyan, Marcelo Nunes, mostra como está o processo de qualificação e quais as vantagens dessas novas opções, que já estão em processo de qualificação e, em breve, farão parte do portfólio da empresa.

– No que consiste cada uma das soluções integradas de instalações submarinas em andamento pela Ocyan?

O CompRiser consiste em um sistema de torre de risers híbridos de dutos de compósito para uso na indústria de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O duto de composição termoplástica (TCP – Thermoplastic Composite Pipe) usado no CompRiser® será o m-pipe® que traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H?S) - de grande valor para os sistemas submarinos das áreas do pré-sal, além de significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. A flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior (cuja patente ainda está em processo de aprovação) que permitiu ao riser ser conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível. Para esta solução, a Ocyan fechou parceria com a empresa britânica, Magma Global, que fabrica o produto, e com a BrasFELS, para a pré-fabricação de seus componentes e área de montagem do bundle (conjunto de risers).

Já no Drill Lay, utilizamos uma sonda de perfuração para a instalação de risers de aço unidos por conectores mecânicos, que substituem a solda. Com isso, a Ocyan pode ampliar o uso das suas sondas, ratificando a integração cada vez maior dos serviços oferecidos pela empresa ao mercado, além de oferecer essa solução para execução em unidades de perfuração de terceiros.

– Qual o processo de inovação usado para desenvolver essas soluções?

O CompRiser® utiliza as características do duto de compósito, como flutuabilidade e maior flexibilidade do que os dutos de aço, para simplificar o conceito de modo mais competitivo e eficaz. O m-pipe® oferece redução do peso, além de garantir flutuabilidade ao bundle e ser resistente à corrosão, suporta altas pressões e temperatura elevada, de suma importância para exploração nas áreas do pré-sal.

Já o Drill Lay está em sinergia direta com a unidade de negócios de perfuração da Ocyan, pois utiliza uma sonda de perfuração para o lançamento de dutos rígidos. Ou seja, as sondas serão usadas como uma plataforma para outras funcionalidades. A solução aposta no aumento da velocidade de conexão dos dutos de aço, por meio do uso de conectores mecânicos, para que a sonda de perfuração possa competir com eficiência junto aos ativos especializados no trabalho de instalação dos risers de aço.

– Quais as vantagens e benefícios para o cliente ao optar por uma das soluções?

O CompRiser traz a vantagem de ser um sistema desacoplado e, portanto, espera competir em desenvolvimento de campos profundos e ultra-profundos. O processo de montagem e instalação é rápido e, associado ao alto potencial de padronização, colocam esta solução em um patamar de direta competitividade com as demais existentes no mercado. A fabricação também é um fator de vantagem, pois o duto é entregue em bobinas e já que não requer solda, o que simplifica a montagem do bundle, que pode ser realizada em menos de 30 dias. A instalação offshore leva outros 20 dias, sem a necessidade de embarcações especiais e pouca exposição a condições de mau tempo. Outro diferencial positivo e vantajoso é a possibilidade de atingir alto conteúdo local.

Nesse campo, o Drill Lay traz muita flexibilidade para o cliente e otimização do serviço, uma vez que possibilita a utilização de um ativo já contratado para a atividade de perfuração, a sonda, que será utilizada também como plataforma de instalação dos risers de aço do lay out submarino. Além disso, as sondas de perfuração se encontram, atualmente, com maior disponibilidade no mercado se comparadas às embarcações de instalação de dutos rígidos usadas no desenvolvimento de campos profundos ou ultra-profundos. Os mercados de perfuração e construção submarina possuem ciclos distintos, o que pode proporcionar uma vantagem ainda maior para empresas que atuam em ambas atividades, como a Ocyan.

– A Ocyan é a única empresa que oferece essas novas soluções ao mercado?

Há outras empresas no mercado que possuem a solução de torre de risers, mas, nossos estudos mostram que a Ocyan é a única empresa que desenvolveu esta solução usando dutos de compósito. Por sua vez, o Drill Lay é inovador porque utiliza um ativo de perfuração para o mercado de construção submarina.

– A partir de quando as soluções estarão disponíveis para a indústria?

Ambas as soluções estão em processos distintos de qualificação junto aos clientes e órgãos certificadores. Brevemente, elas farão parte do portfólio de construção submarina que oferecemos ao mercado.

Ocyan

Comunicado corporativo - por Ocyan


   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios