Acordo com Vale sobre royalty sai até setembro--Lobão

Imprimir

O governo e a Vale estão "concluindo as negociações" relativas à suposta dívida de royalties de mineração da Vale, informou nesta segunda-feira (20) o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, aos jornalistas.

Segundo ele, um acordo com a mineradora deverá ser fechado neste mês ou no máximo até setembro.

Lobão evitou falar sobre valores, mas afirmou que a intenção do governo é chegar a uma solução que não seja prejudicial ao Tesouro Nacional e nem à Vale.

"Não queremos prejuízo da Vale, também. A Vale é uma grande empresa brasileira", disse Lobão.

O centro da disputa entre Vale e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, é a base de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), royalty que incide sobre o faturamento das mineradoras.

Recentemente o DNPM reduziu o valor que considera devido pela Vale em 600 milhões de reais, ficando em 4 bilhões de reais a dívida final.

Do total requerido pelo órgão, 2,3 bilhões de reais referem-se a minério de ferro e operações no Sistema Sul da mineradora, entre 1991 e 2007. Outros 1,7 bilhão de reais tratam da cobrança de royalties sobre a produção do sistema Norte. Os números consideram correção monetária e foram atualizados em junho.

Fonte: Reuters / Leonardo Goy


PUBLICIDADE



 






Chibatão

   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI
NN LOGÍSTICA - MANAUS - AM - CREDENCIAMENTO GRÁTIS - CLIQUE AQUI