ANP: Rodadas do pré-sal terão 'repescagem' para blocos sem propostas

Imprimir

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reabrirá o prazo de apresentação de ofertas por blocos do pré-sal que não tiverem recebido lances durante as licitações. Ele disse que a ideia é que, ao fim de cada rodada de partilha marcada para o próximo dia 27, os blocos que eventualmente não tenham recebido propostas sejam ofertados novamente, no mesmo dia, numa espécie de “repescagem”.

De acordo com o diretor, a intenção da agência é replicar o modelo para todos os leilões a partir deste ano. O objetivo, segundo ele, é corrigir alguns problemas da 14ª Rodada de Blocos Exploratórios, de setembro, quando alguns blocos deixaram de ser contratados por “problemas burocráticos” na apresentação das ofertas.


PUBLICIDADE



“Na 14ª Rodada, houve problemas de documentação, confusão das companhias, dificuldades com envelopes. Teve área que tinha só um ofertante e não foi contratada por problemas de burocracia”, afirmou Oddonne durante cerimônia de posse do novo diretor da ANP, Cesário Cecchi.

Questionado se a repescagem pode incentivar empresas a esperarem o fim da licitação para apresentar propostas mais baixas de óleo lucro para a União, Oddone disse acreditar que não haverá áreas sem propostas. O diretor-geral acredita que todas as oito áreas do pré-sal a serem ofertadas nos leilões de partilha da próxima semana sejam contratadas. Segundo ele, a expectativa é que haja uma “disputa acirrada” por algumas delas.

Participantes

No início de outubro, a ANP informou que um total de 16 empresas estão habilitadas para a 2ª e 3ª Rodadas do Pré-Sal, marcadas para 27 de outubro. Entre as companhias aptas a participar dos leilões, 14 são estrangeiras e apenas duas, brasileiras.

Para a 2ª Rodada do Pré-Sal, que ofertará áreas unitizáveis (adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida) de Gato do Mato, Carcará, Tartaruga Verde e Sapinhoá, foram habilitadas dez empresas: as brasileiras Petrobras e OP Energia, as americanas ExxonMobil e Chevron, a portuguesa Petrogal, a norueguesa Statoil, a francesa Total, a sino-espanhola Repsol Sinopec, a anglo-holandesa Shell e a malaia Petronas.

Dessas empresas, oito (Petrobras, ExxonMobil, Petrogal, Petronas, Shell, Statoil, Total e Chevron) também estão habilitadas para a 3ª Rodada do Pré-Sal, que ofertará áreas relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central. Além delas, também estão aptas a participar do leilão as chinesas CNODC e CNOOC, a espanhola Repsol, a colombiana Ecopetrol, a catari QPI e a britânica BP.

Fonte: Valor






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI