ANP vai notificar Petrobras a devolver cem áreas de petróleo

Imprimir

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai notificar essa semana a Petrobras para que a estatal devolva ou leiloe áreas de petróleo em terra e no mar por não estar investindo o suficiente no desenvolvimento desses campos. Segundo uma fonte do setor, são mais de cem blocos, lista que inclui campos em terra e em águas rasas na Bacia de Campos , segunda maior região produtora do país.

Em palestra no Rio Oil & Gas, que acontece no RioCentro, nesta semana, o diretor da ANP, Aurélio Amaral, a Petrobras será notifica já nesta semana. A partir disso, a estatal, explicou ele, terá 90 dias para decidir o futuro dessas áreas. Segundo ele, a companhia terá de devolver essas áreas à ANP ou ter de pedir ao órgão regulador que seja feito um leilão em nome da estatal para que esses campos sejam vendidos ao mercado.


PUBLICIDADE



— A ideia é ser o mais célere possível. Sabemos que a Petrobras está se concentrando no pré-sal hoje e, por isso, coloca alguns campos em segundo plano. A legislação diz que uma empresa tem que aplicar as melhores práticas possíveis para produzir petróleo. Por isso, queremos que a estatal consiga transferir esses campos. O objetivo é estimular o investimento entre as pequenas e médias empresas do setor e estimular a indústria — disse Amaral.

Segundo uma fonte, a quantidade de áreas vai depender dos planos da Petrobras, já que a própria estatal poderá ainda apresentar um novo plano de desenvolvimento para suas áreas. Amaral, que não detalhou o número de campos que podem ser devolvidos, lembrou que hoje 641 poços produzem 1.700 barris por dia de petróleo, enquanto que outros 86 poços, a maior parte do pré-sal, extraem 17 mil barris diários.

— A maior parte desses campos está em terra e em águas rasas na Bacia de Campos. A ANP está exercendo seu papel de regulador — afirmou o diretor.

Fonte: O Globo






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI