Antaq debate com empresários regras para movimentar e fiscalizar contêineres em portos públicos

Imprimir

Os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Mario Povia e Adalberto Tokarski e o superintendente de Regulação da autarquia, Bruno Pinheiro, se reuniram na sexta-feira (8) com representantes de sindicatos patronais e usuários dos portos para atualizá- los sobre o andamento de temas em pauta pela agência.

De acordo com a entidade, entre os assuntos discutidos, estavam a elaboração de uma cartilha sobre os direitos e os deveres dos importadores e exportadores e o andamento dos trabalhos de alteração da Resolução nº 2.389-ANTAQ, que estabelece parâmetros regulatórios para a  movimentação e a armazenagem de contêineres em instalações de uso público nos portos organizados e, ainda, sobre a regulação do escaneamento de contêineres.


PUBLICIDADE



Os assuntos passaram por audiência pública no ano passado e, segundo a Antaq, receberam quase 300 contribuições, que foram analisadas pela área técnica da agência. Atualmente, os documentos estão sob ánalise da Procuradoria Federal e dos relatores.

Participaram da reunião representantes da Confederação Nacional da Indústia (CNI), da Federação das Indústrias do Esatdo de São Paulo (Fiesp), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Associação de Usuários dos Portos da Bahia  (Usuport), da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), da Associação Brasileira da Indústria de Arroz (Abiarroz) e das associações de Exportadores de Café e de Açúcar(Cecafé e Aexa).

Fonte: A Tribuna






Chibatão

   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI
NN LOGÍSTICA - MANAUS - AM - CREDENCIAMENTO GRÁTIS - CLIQUE AQUI