A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, confirmou investimento de US$ 330 milhões na unidade de Vega, em São Francisco do Sul (SC), para expandir a capacidade local. A empresa, que espera iniciar a nova produão em 2021, havia antecipado a decisão ao Valor no início deste mês.
O grupo vai construir uma linha de galvanização — a terceira do local, para processar aço laminado a frio — e outra de recozimento contínuo em Vega. Ao fim do processo, a capacidade instalada da unidade subirá em 700 mil toneladas por ano, para 2,1 milhões de toneladas.
PUBLICIDADE
Segundo a companhia, o projeto vai elevar a produção destinada tanto ao setor automotivo quanto aos de eletrodomésticos e de construção. Atualmente, metade dos produtos fabricados em Vega são destinados à produção de carros.
“Esperamos que a indústria automotiva aumente substancialmente seu uso de capacidade. No princípio da crise, as montadoras operavam praticamente para servir apenas aos mercados brasileiro e argentino”, lembra, em nota, Benjamin Baptista, presidente da ArcelorMittal Brasil.
O projeto estava engavetado desde 2011 por conta das condições adversas do mercado de aço — e da economia em geral, após a crise de 2008 — em todo o mundo.
Fonte: Valor