Aumento de patrimônio: Sérgio Machado na mira do MP

Imprimir

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, deverá decidir se autoriza o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro a ouvir o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, para elucidar dois inquéritos promovidos pela promotora Gláucia Santana. O primeiro para investigar “suposta evolução patrimonial incompatível com a renda do presidente da Transpetro, Sérgio Machado”, e o outro que apura sobrepreço na contratação da construtora Andrade Gutierrez para obras de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes).

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, pediu licença recentemente por exigência da empresa que audita as contas da estatal, a PricewaterhouseCoopers (PwC), depois do seu envolvimento no escândalo revelado pelo delator. A promotora decidiu ouvir o delator, após tomar conhecimento que em um depoimento à Justiça Federal de Curitiba, ele afirmou ter recebido R$ 500 mil de Machado em dinheiro, referente a propinas atrasadas, da negociação de um navio.

Com a divulgação da delação, a empresa americana teria feito pressão pelo afastamento de Machado. O próprio Conselho de Administração da Petrobras, teria ameaçado na auditoria externa não assinar a análise dos resultados trimestrais da companhia caso Machado permanecesse à frente da Transpetro. Sergio Machado fora indicado para o cargo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Fonte: Ceará Agora






PUBLICIDADE




   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI