BNDES amplia prazo de financiamentos em infraestrutura a até 34 anos

Imprimir

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta terça-feira (6) a ampliação do prazo total dos financiamentos de projetos de infraestrutura, que poderão chegar a até 34 anos, redução dos spreads (diferença entre a taxa que o banco paga para obter o dinheiro e o juro que ele cobra para emprestar) e aumento da participação máxima do banco nos financiamentos.

As mudanças dão continuidade a medidas anunciadas em janeiro, quando entrou em vigor a Taxa de Longo Prazo (TLP), que substituiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) como taxa básica das operações do banco.


PUBLICIDADE



Justiça determina quebras de sigilos de presidente do BNDES

Novos juros do BNDES já estão valendo; meta é reduzir subsídios

Eletrobras, Casa da Moeda, aeroporto: 75 privatizações previstas para 2018

Os spreads -- taxa de remuneração do banco-- cairão para 0,9% ao ano, ante 1,7%, nos financiamentos em áreas consideradas prioritárias, que são segurança pública, inovação, meio ambiente, energia solar, saneamento, tratamento de resíduos sólidos e qualificação profissional. Nos demais casos, os spreads podem chegar a até a 2,1%, com faixas intermediárias de 1,3% e 1,7%.

O banco de fomento também anunciou que passará a calcular o percentual máximo de participação dos financiamentos com base no investimento total dos projetos, e não apenas em cima de itens financiáveis.

No caso de micro, pequenas e médias empresas, a participação do BNDES pode ser de até 100% em todas a linhas de financiamento. Para as grandes empresas, a participação máxima é de 80% para projetos de setores considerados prioritários e de 60% nos demais casos, disse o banco em comunicado.

O prazo total, incluindo carência e amortização, dos financiamentos nos projetos de ferrovias, rodovias, hidrovias e mobilidade urbana foi estendido para até 34 anos. Para projetos em energias alternativas, portos, aeroportos, exportação e desenvolvimento regional, o prazo máximo total chega a 24 anos.

Para projetos de educação, saúde, segurança e telecomunicações, o prazo é de até 20 anos. E para capital de giro, o prazo máximo é de 5 anos.

Fonte: Uol






Navalshore

   ICN
   Zmax Group
   NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro
  Assine Portos e Navios