Consumo aparente da indústria cresce

Imprimir

O consumo aparente da indústria - produção industrial doméstica mais importações menos exportações - aumentou 0,8% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, feito o ajuste sazonal, de acordo com indicador elaborado pelo Ipea. O desempenho no trimestre ocorreu mesmo com queda de 2,7% de fevereiro para março, na série ajustada.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, houve alta de 1,9%. Sobre março de 2016, o consumo de bens industriais aumentou 1,6%. Para o Ipea, os dados mantêm o padrão de volatilidade dos últimos meses, em que se alternam meses de crescimento com outros de queda, típicos dos estágios iniciais de recuperação.


PUBLICIDADE



No acumulado em 12 meses, a queda no consumo de bens industriais saiu de recuo de 5,9% em fevereiro para queda de 4,6% em março. Como a produção doméstica, medida pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), do IBGE, caiu 3,8% no período, o resultado do indicador voltou a indicar um escoamento líquido para o setor externo, afirma o Ipea. Nessa mesma base de comparação, enquanto o volume importado de bens industriais diminuiu 2,4%, as exportações acumularam alta de 3,3%. "Vale destacar que essa diferença vem se reduzindo ao longo dos últimos meses. Enquanto as importações vêm reduzindo o seu ritmo de queda, as exportações vêm desacelerando suas taxas de crescimento na comparação acumulada em 12 meses", diz o relatório.

Fonte: Valor






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI