O ex-presidente da Associação dos Servidores da Antaq (Asantaq), Melzac Amaro da Silva (2016-2017), manifestou apoio à recondução de Adalberto Tokarski à diretoria da agência. Numa carta encaminhada à União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg) que circula entre servidores, ele demonstrou insatisfação ao posicionamento da atual gestão da Asantaq, que foi contrária ao retorno de Tokarski à diretoria.
"Solicito à UnaReg que mostre os fatos por completo, e não parte deles, deixando uma falsa impressão ou parcialidade diante de uma comunidade de servidores que confia na gestão da UnaReg", assina Silva, que é especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários, servidor da Antaq e associado da UnaReg.
Na carta ele afirma que, em consulta pública em dezembro de 2017, os servidores referenderam por meio de votação o apoio ao retorno de Tokarski à diretoria. Ele acescentou que, dias depois, a Asantaq comunicou a presidência de República e senadores que a maioria dos servidores da casa havia manifestado formalmente apoio à recondução.
Dentro da agência, no entanto, há fontes que dizem que essa votação foi bastante apertada e que houve pressão por votos pela recondução. "Não se pode perder de vista que aqueles que ainda admiravam ele (Tokarski) não tinham conhecimento do depoimento dele no MPF", ponderou um interlocutor, lembrando que as declarações do ex-diretor geral vieram a público quase três meses após a votação.
O ex-presidente da Asantaq ressaltou na carta que sempre houve excelente convivência institucional com os atuais e alguns ex-diretores da agência. "Quando assumimos a associação, sempre defendemos lutar pela recondução dos diretores da casa o que fizemos sempre. Tanto que com Dr Adalberto não foi diferente", declarou Silva.
Por Danilo Oliveira
(Da Redação)
Leia também:
Possibilidade de retorno de Tokarski gera forte desconforto na Antaq
PUBLICIDADE