No melhor fevereiro da história do setor, a indústria automobilística exportou no mês passado 66,3 mil veículos, o que resultou numa receita de US$ 995,4 milhões, alta de 49,3% na base anual, segundo dados da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Alguns mercados têm puxado o desempenho positivo. As exportações para o Uruguai neste ano aumentaram mais de 500% na comparação com o ano passado. Para a Colômbia, o crescimento foi de 78%.
PUBLICIDADE
Venda de veículos cai, mas produção sobe em fevereiro, aponta Anfavea
Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, o resultado para a Colômbia estaria ainda melhor se o acordo de intercâmbio entre governos estivesse em vigor. O dirigente diz que os acordos têm ajudado e o resultado das exportações reflete, ainda, o esforço das montadoras para tentar compensar o fraco resultado das vendas no mercado interno. Mesmo assim, segundo ele, os volumes vendido ao exterior não compensam a forte retração no mercado doméstico.
No acumulado dos primeiros dois meses do ano, o faturamento com o mercado externo subiu 49,9%, somando US$ 1,6 bilhão. O resultado também representa também o melhor primeiro bimestre em exportações na história do setor.
Fonte: Valor