SÃO PAULO A mineradora australiana Fortescue Metal afirmou, em comunicado, que as negociações com a Vale para criar uma parceria para oferecer minério de ferro ao mercado da China continuam, mas com uma menor probabilidade de que o negócio seja fechado, já que as conversas seguem em ritmo “mais lento do que o esperado”.
“As negociações comerciais continuam entre as partes de forma amigável. No entanto, parece pouco provável que a transação seja concluída”, diz o aviso entregue ao regulador do mercado de capitais australiano.
PUBLICIDADE
O comunicado foi distribuído pela mineradora australiana depois que notícias na semana passada citaram que o dir etorpresidente da empresa, Neville Power, havia levantado dúvidas sobre a situação do negócio. No documento, a empresa se compromete a manter o mercado informado sobre novos fatos envolvendo o assunto.
Em março, a Vale e a Fortescue anunciaram a assinatura de um memorando de entendimentos para distribuição de minério na China. Segundo os termos do documento, a Vale poderia formar uma ou mais joint ventures com a australiana para a mistura de minérios e distribuição dos produtos das duas empresas no mercado chinês.
O acordo também possibilitava que a Vale realizasse projetos de mineração em conjunto com a rival na Austrália e adquirisse uma participação minoritária na controladora da Fortescue.
Fonte: Valor Econômico/Juliana Machado