A siderúrgica gaúcha Gerdau anunciou a decisão de vender metade de seu negócio de aços longos na Colômbia para a Putney Capital, criando uma joint venture. A iniciativa ocorre um dia após a empresa inaugurar oficialmente um empreendimento conjunto com empresas japonesas para fornecer produtos de aço ao setor eólico.
Comunicado enviado nesta quarta-feira (29) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostra que o negócio sairá por US$ 165 milhões, mas sua conclusão ainda depende que as partes cumpram certas condições — não reveladas — acertadas no acordo.
PUBLICIDADE
A unidade colombiana do grupo é a Gerdau Diaco, que possui capacidade produtiva de 674 mil toneladas de aço. A Putney Capital é uma gestora de recursos que investe principalmente no Caribe e na América Central. Ambas já possuem uma parceria na República Dominicana.
De acordo com a nota, a transformação dessa unidade em joint venture faz parte do processo de “otimização de ativos” da siderúrgica, para focar em rentabilidade e desalavancagem.
No passado, a Gerdau já fechou unidades industriais ao redor do mundo, vendeu a espanhola Sidenor, de aços especiais, e criou outras iniciativas conjuntas em meio a esse programa.
Fonte: Valor