Irã reduz preços e intensifica a guerra pelo mercado de petróleo

Imprimir

O Irã reforçou sua ofensiva no mercado de petróleo, rompendo uma tradição na formação de preços e sinalizando que está tentando expandir sua clientela num momento em que outros países tentam fechar um acordo para congelar a produção.

A estatal National Iranian Oil Co. (Nioc) vai vender para a Ásia o petróleo do tipo Forozan Blend, para entrega em maio, abaixo do nível oferecido pela concorrente Saudi Aramco para o Arab Premium. A Nioc também venderá o tipo Iranian Light para clientes asiáticos com desconto de U$ 0,60 em relação aos preços referenciais do Oriente Médio, informou na sexta-feira um diretor da companhia que não quis ser identificado.


PUBLICIDADE



Enquanto nações como a Arábia Saudita e a Rússia se preparam para uma reunião em Doha no dia 17 que discutirá um acordo de congelamento da produção com o objetivo de acabar com um excesso de oferta global, o Irã se mostra determinado a reconquistar a participação de mercado que perdeu ao logo dos anos por causa das sanções desencadeadas por seu programa nuclear. Para conquistar clientes, o Irã deverá se concentrar nos preços e no aumento da oferta.

A principal batalha por participação de mercado vai ocorrer na Ásia, a região do planeta que mais consome petróleo, mas John Driscoll, estrategista-chefe da JTD Energy Services, vê uma "competição vigorosa" entre o Irã e outros produtores do Oriente Médio por pontos de venda em outras regiões como o Mediterrâneo e o noroeste da Europa.

Fonte: Valor Econômico/Por Bloomberg






Chibatão

   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI
NN LOGÍSTICA - MANAUS - AM - CREDENCIAMENTO GRÁTIS - CLIQUE AQUI