As inscrições de 14 empresas interessadas em participar da 14 ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), já foram aprovadas. Dessas, 11 companhias são de origem estrangeira, e três são nacionais. O leilão acontece em 27 de setembro.
A lista inclui grandes multinacionais como Shell, ExxonMobil, BP, Total, Repsol e a Petrobras. Também foram aprovadas as alemãs Wintershall do Brasil Serviços e DEA Deutsche Erdoel AG, a malaia Petronas Carigali, a australiana Karoon e a tailandesa PTTEP. Entre as brasileiras estão empresas de pequeno porte como a Vipetro e a Muncks & Reboques, o que mostra a diversidade das áreas oferecidas. Ao todo, serão leiloados 287 blocos no mar e terra localizados em nove bacias sedimentares.
PUBLICIDADE
A documentação das 14 empresas foi analisada e aprovada pela Comissão Especial de Licitações da ANP. Segundo a agência reguladora, a qualificação das empresas como operador A (apto para liderar a exploração e produção em águas profundas), B (até 400 metros de profundidade), C (áreas em terra) ou não operador só será feita no dia da apresentação das ofertas.
Os demais pedidos de inscrição e respectivas documentações serão analisados pela Comissão Especial de Licitações da ANP nas reuniões para os dias 16, 23 e 25 deste mês.
De acordo com a ANP, 36 companhias preencheram o formulário de inscrição para participação na 14ª rodada. O número está em linha com o total de inscritos na 13ª rodada, em 2015 (37 empresas). O recorde foi registrado em 2013, na 11ª rodada, com 64 companhias habilitadas.
Fonte: Valor