Ministério da Agricultura quer ir à OMC contra embargo da UE

Imprimir

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, tem reunião nesta terça-feira com os ministros Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Marcos Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) na tentativa de articular a abertura de um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia na defesa das exportações brasileiras de carne de frango para o bloco.

A ideia de Blairo é levar o pleito já para a próxima reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) marcada para amanhã, ainda que não seja uma proposta formal mas ao menos para sondar o colegiado de ministros sobre o questionamento na OMC, apurou o Valor.


PUBLICIDADE



Na semana passada, Blairo já esteve com o presidente Michel Temer discutindo sobre a estratégia de questionar por que a UE exige testes para 2,6 mil tipos da bactéria salmonela nas cargas de carne de frango salgada (fresca com 2% de sal), e testes para apenas dois tipos da bactéria na carne in natura (fresca com adição inferior de sal).

Na semana passada, a UE anunciou embargo a 20 plantas brasileiras em sua maioria de carne de frango, como desdobramento das investigações da Operação Trapaça, deflagrada pela Polícia Federal em 5 de março e que revelou um suposto esquema de fraudes envolvendo a BRF e laboratórios justamente na análise de salmonela em carne de frango destinada à exportação.

Caso a batalha contra a UE de fato avance para a OMC, longas discussões que podem levar anos podem ocorrer, admitem fontes do Ministério da Agricultura. O ministro Blairo Maggi vem chamando a disputa de "guerra comercial".

Fonte: Valor






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI