Os dois leilões de áreas do pré-sal marcados para a próxima sexta-feira vão colocar o Brasil em um novo tempo e um novo momento, afirmou o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Segundo ele, com medidas como as licitações de amanhã, o Brasil pode voltar para a rota da indústria global de óleo e gás.
“Podemos colocar o Brasil de novo na rota da indústria de óleo e desta vez para ficar. Mas ainda há muito a ser feito”, disse o ministro, em rápido discurso ao entrar, de surpresa, em um dos principais painéis da Offshore Technology Conference (OTC) Brasil. No painel, estão presentes os principais executivos da área de exploração e produção de grandes petroleiras, entres elas Petrobras, Shell, Statoil, BP, Respol, Galp e Total.
PUBLICIDADE
À plateia, Coelho Filho afirmou que gostaria de ter estado no evento desde terça-feira, mas que estava ausente “cumprindo meu papel como deputado”, quando deixou o comando da pasta para a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), por corrupção organização criminosa. “Vencemos a última sombra que poderia haver de dúvida sobre a política brasileira”, acrescentou o ministro, em relação à decisão da Câmara de adiar a apuração da denúncia para depois do fim do mandato de Temer, em 2019.
O ministro disse reconhecer que “não deve ter sido muito fácil nos últimos anos explicar para a matriz [das empresas de fora do Brasil] o que acontecia no Brasil”. “Mas a persistência de vocês já está valendo a pena”, completou.
Fonte: Valor