A professora Cláudia Morgado será empossada hoje como diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli-UFRJ). Ela é a primeira mulher a dirigir a instituição de ensino de Engenharia mais antiga das Américas – com origem em 1792 - e também uma das mais reconhecidas pelo padrão de excelência no país.
Na mesma cerimônia tomará posse o vice-diretor, professor Vinícius Carvalho Cardoso. Ambos são formados pela Poli-UFRJ, a maior unidade da UFRJ, com oferta de 13 cursos de graduação, 32 cursos de pós-graduação lato sensu / MBAs, três cursos de mestrado profissional, com 208 professores e cerca de 6.200 alunos.
PUBLICIDADE
Entre os principais compromissos da nova diretora e sua equipe na gestão da Poli-UFRJ, estão o fortalecimento do protagonismo da Engenharia no desenvolvimento nacional a partir da contribuição de soluções inovadoras e sustentáveis diante dos grandes desafios tecnológicos e socioeconômicos que o país enfrenta. “Queremos formar engenheiros inovadores, empreendedores, líderes e comprometidos com os grandes problemas da sociedade brasileira”, assinala a professora Cláudia Morgado.
Outros compromissos são a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade; a manutenção da excelência dos cursos oferecidos; e com uma gestão democrática e participativa. A nova diretora pretende ampliar os programas de intercâmbio com instituições de ensino internacionais e a parceria com instituições públicas e privadas.
Engenheira civil (Poli-UFRJ, 1987) e de segurança do trabalho (UFF, 1996), com doutorado em Engenharia de Produção (1994, Coppe/UFRJ), Cláudia Morgado, 53 anos, ingressou no corpo docente da Poli em 1997. Foi coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (1998-2017) e do primeiro curso de Mestrado Profissional da UFRJ - o Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (2007-2011). O professor Vinícius Carvalho Cardoso, 47 anos, é engenheiro de produção (Poli-UFRJ, 1996), com mestrado (1998) e doutorado em Engenharia de Produção (PEP/COPPE, 2004). É professor da Poli desde 2007.
A solenidade de posse será realizada no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT), na Ilha do Fundão, às 15h.
Da Redação