Opep mostra confiança na gestão da oferta e demanda

Imprimir

A Arábia Saudita e a Rússia sinalizaram que têm capacidade para aumentar a produção para combater as perturbações no setor mantendo os preços deo petróleo estáveis, embora tenham adiado quaisquer decisões concretas sobre os níveis de produção para o fim deste ano.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) - liderada pela Arábia Saudita - e os seus aliados liderados pela Rússia no domingo reiteraram os planos para aumentar gradualmente a produção de óleo, em linha com a decisão tomada no início do verão. Mas os produtores foram vagos quanto ao número extra de barris que planejam oferecer ao mercado. O grupo disse que vai voltar a se reunir em Abu Dhabi, em 11 de novembro.


PUBLICIDADE



Depois de quase dois anos de ação concentrada na limitação da produção de petróleo, a Opep e a Rússia disseram que a oferta e a demanda no mercado têm estado suficientemente equilibradas.

”Alcançamos praticamente os objetivos que definimos em 2016”, disse o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, no início do encontro. “Os mercados estão relativamente equilibrados”, acrescentou.

Falih disse ainda que a Arábia Saudita tem reservas suficientes - cerca de 1,5 milhões de barris por dia - para responder a qualquer escassez do mercado global.

A reunião veio após um aumento dos riscos para o mercado petrolífero, incluindo tensões em membros como o Irã, Venezuela e Líbia.

Em maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou os EUA do acordo nuclear com o Irã, decisão que levou o barril de Brent a ultrapassar a barreira dos US$ 80 pela primeira vez em três anos e meio, o que causou algum receio entre os produtores de que os preços teriam subido demasiadamente e que a demanda poderia ter sido prejudicada por isso.

Os produtores da Opep concordaram que os preços do petróleo acima dos US$ 80 por barril podem ser muitos elevados. Mas existe um desentendimento geral em relação à forma como o cartel e seus aliados deveriam controlar os preços do petróleo quando as sanções dos EUA sobre o Irã entrarem em vigor em novembro.

Fonte: Valor






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI