O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, ficou à frente apenas do PIB da Rússia, na comparação entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). O PIB brasileiro avançou 6,7%, enquanto a economia russa subiu 2,7%. A liderança ficou de novo com a China, cujo PIB cresceu 9,6%, seguida pela Índia, com expansão de 8,9%.
O coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, explicou que a China não divulga os dados dessazonalizados e, por isso, a comparação precisa ser feita com o ano anterior. Na comparação internacional, feita em relação ao segundo trimestre de 2010, o avanço de 0,5% põe o Brasil em oitavo lugar, com avanço de 0,5%. A principal expansão foi registrada pelo Chile, cujo PIB avançou 2% no período de julho a setembro. Em seguida, apareceu o Japão, com a economia avançando 0,9% e o Reino Unido, com crescimento de 0,8% no PIB. As economias do México, Alemanha e Coreia do Sul tiveram ampliação de 0,7%, cada. Os Estados Unidos registraram alta de 0,6% no PIB do terceiro trimestre.
Com um crescimento inferior ao brasileiro, ficaram apenas países europeus. O PIB da União Europeia subiu 0,4%, assim como o da França e o de Portugal. A economia da Itália avançou 0,2% e o PIB da Espanha ficou estável no trimestre.
Fonte: Valor Econômico/Juliana Ennes e Rafael Rosas | Do Rio
PUBLICIDADE