A Petrobras informou nesta segunda-feira (16) que pediu na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) registro de companhia aberta para a unidade de combustíveis BR Distribuidora, além de aval para realizar uma oferta inicial de ações da subsidiária.
A operação envolve uma venda secundária de ações, ou seja, de papéis detidos por sócios. Ainda não há preço e percentual definido das ações a serem ofertadas.
PUBLICIDADE
A Petrobras já havia informado que o percentual de venda de ações poderia ficar entre 25% e 40% da participação acionária detida na BR.
O objetivo da Petrobras é listar a BR Distribuidora no Novo Mercado, segmento com regras de governança mais rígidas da B3, no qual são listadas empresas que têm apenas ações ordinárias.
A BR Distribuidora é um dos principais ativos que está no plano de desinvestimentos da Petrobras que pretende levantar US$ 21 bilhões em 2017 e 2018. A Petrobras vem se desfazendo de ativos para reduzir o seu endividamento.
Anteriormente, a Petrobras pretendia vender o controle da BR Distribuidora a investidores, mas o processo foi suspenso por decisão judicial.
Fonte: Estadão