A Petrobras informou nesta quarta-feira que vai recorrer de decisão de uma corte na Holanda que deferiu em arbitragem pedido da empresa norte-americana Vantage para bloquear ações de duas subsidiárias diretas da estatal e créditos que a companhia possa ter contra algumas controladas, coligadas e certas entidades holandesas.
"A companhia buscará todas as medidas legais para anular a sentença arbitral e defender sua posição", declarou a Petrobras em comunicado.
PUBLICIDADE
A petroleira brasileira explicou que arbitragem originou-se de um contrato de serviços de perfuração obtido mediante corrupção, conforme revelado pela Operação Lava Jato.
Segundo reportagem de segunda-feira do The Wall Street Journal, o contrato com a empresa de perfuração com sede nos EUA foi finalizado em 2015, o que aprofundou as dificuldades financeira da Vantage.
"A Petrobras reitera que foi reconhecida como vítima dos fatos descobertos por tal operação pelas autoridades brasileiras, incluindo o Supremo Tribunal Federal", segundo nota da empresa.
A Petrobras ressaltou que não foi citada ou notificada da decisão da corte, e não apontou em nota os valores envolvidos no processo.
Segundo reportagem do The Wall Street Journal, os ativos da Petrobras envolvidos no processo arbitral somam 622 milhões de dólares.
Fonte: Uol