Em mais um sinal da gradual retomada do investimento, a produção de bens de capital cresceu 18,3% em janeiro, em relação a igual mês de 2017. Foi o nono resultado positivo consecutivo e o mais intenso desde setembro de 2013 (24,1%). Por essa base de comparação, o ritmo se acelerou em relação ao fim do ano passado, quando o segmento crescia 9,2%.
"A confiança dos empresários está melhor do que no passado e isso se traduz na maior frequência de resultados positivos", disse André Macedo, gerente da coordenação da indústria do IBGE.
PUBLICIDADE
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) ressalta que o ritmo de crescimento do setor de bens de capital em janeiro é quase 80% superior ao do quarto trimestre de 2017 (10,8%). Os bens de capital para construção (81,4%), para transporte (30,7%), para uso misto (20,3%) e para a agricultura (19,3%) foram destaques no mês.
O forte crescimento interanual sofre a influência de uma base de comparação baixa. Mesmo com a recuperação registrada pelos fabricantes de bens de capital, eles ainda produzem 35,9% menos do que no melhor momento histórico (setembro de 2013).
Fonte: Valor