Produção de petróleo da Venezuela está em "queda livre", diz Birol, da IEA

Imprimir

A produção de petróleo da Venezuela está em “queda livre” e poderá em breve cair abaixo de 1 milhão de barris por dia (bpd), disse o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Fatih Birol, nesta terça-feira.

Birol, que falou à Reuters nos bastidores de uma conferência do setor de petróleo na Cidade do Cabo, África do Sul, disse também que espera que os preços da commodity não subam além dos níveis atuais neste ano, uma vez que isso seria ruim para a “frágil” economia global.


PUBLICIDADE



“A produção da Venezuela está em queda livre e nós esperamos que ela em breve possa ir até abaixo de 1 milhão de barris por dia”, afirmou ele.

A Venezuela, que faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), produziu no ano passado mais de 2 milhões de bpd, mas uma profunda crise econômica e social derrubou a produção conforme milhões de pessoas deixam o país sul-americano.

Questionado sobre a sustentabilidade dos preços atuais, de cerca de 73 dólares por barril, Birol disse esperar que não haja mais aumentos neste ano.

“Espero que os preços não subam de novo porque isso realmente não seria uma boa notícia para a economia global, que está muito frágil”, disse ele, conforme sanções dos EUA contra o Irã e a tensão comercial entre norte-americanos e chineses se somam à volatilidade nos preços.

Fonte: Reuters






Chibatão

   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI