A produção total de petróleo no Brasil caiu 4,3% no primeiro semestre do ano, totalizando 373 milhões de barris, contra 390 milhões em igual período do ano passado. Somente em junho, a produção total no Brasil e no exterior foi de 2,62 milhões de barris por dia, dos quais 2,53 milhões diários no Brasil.
A produção média só de petróleo no país foi de 2,03 milhões de barris por dia, representando uma queda de 1,5% em relação a maio. De acordo com a Petrobras, a redução da produção de petróleo se deveu principalmente à maior parada de operação de plataformas, declínio natural em alguns campos na Bacia de Campos e venda de ativos. A estatal explicou que, em junho, ocorreu a parada para manutenção do FPSO Cidade de Paraty, localizado no ampo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos, e a venda de 25% da participação do campo de Roncador para a Equinor, negociação concluída em 14 de junho.
PUBLICIDADE
No dia 22 de junho, a estatal iniciou a produção do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes, localizado no campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos.
Por sua vez a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 78,2 milhões de m³/d, 3,4% abaixo do mês anterior também devido a parada de plataformas e venda de ativos, uma vez que a maior parte do gás é associado ao petróleo.
Já no exterior a produção de petróleo foi de 60 mil bpd, volume 2,3% acima do mês anterior, devido ao aumento de produção em campos na Nigéria. A produção de gás natural foi de 6,4 milhões de m³/d, volume em linha com o produzido em maio.
Fonte: O Globo