Programas do Brasil seguem regras internacionais de comércio, defende chanceler

Imprimir

O ministro Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) defendeu ontem, quinta-feira (19), políticas adotadas pelo Brasil para incentivar a produção local de veículos e setores como de computação e smartphones.

União Europeia questiona política industrial do Brasil na OMC

Hoje, junto à OMC (Organização Mundial do Comércio), a União Europeia questionou o Brasil sobre políticas adotadas para beneficiar a indústria nacional e dificultar o ingresso de produtos importados. Agora, os dois lados terão 60 dias para buscar uma solução.

"Estamos confiantes de que temos argumentos sólidos para demonstrar que estamos [adotando os programas] plenamente conforme as regras multilaterais de comércio internacional", disse o chanceler em coletiva de imprensa.

O ministro preferiu não fazer comentários sobre o momento em que esse questionamento ocorre: dias depois de a União Europeia pediu adiamento da data para troca de ofertas entre o bloco e o Mercosul para a criação de uma área de livre comércio.

"Não quero fazer nenhum tipo de ilação sobre motivações ou impactos. Faz parte das regras um país ou um grupo de países buscarem os procedimentos da OMC para a solução de controvérsias", afirmou.

Fonte: Folha de São Paulo/FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA






PUBLICIDADE




Chibatão

   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI
NN LOGÍSTICA - MANAUS - AM - CREDENCIAMENTO GRÁTIS - CLIQUE AQUI