Putin não aceita suspender exportações de petróleo à Coreia do Norte

Imprimir

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, nesta quarta-feira (6), ao presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em encontro realizado na cidade portuária de Vladivostok, que cortar as exportações de petróleo para a Coreia do Norte violaria regras humanitárias. Trata-se de um sinal de que a Rússia deve bloquear os esforços liderados pelos EUA para impor um embargo de petróleo ao regime norte-coreano, após o sexto teste nuclear realizado pelo país, no fim de semana.

No encontro desta quarta, Moon defendeu que as sanções impostas à Coreia do Norte pelo Conselho de Segurança da ONU sejam intensificadas, de acordo com relato do gabinete de governo sul-coreano.


PUBLICIDADE



“É imperativo que o fornecimento de petróleo à Coreia do Norte seja interrompido, e a Rússia precisa cooperar ativamente [para que isso aconteça]”, disse o presidente sul-coreano.

Putin declarou que a Rússia exporta muito pouco petróleo para a Coreia do Norte – cerca de 40 mil toneladas por ano, enquanto as da China chegam a 500 mil toneladas por ano, de acordo com levantamento do Instituto Nautilus de Segurança e Estabilidade, em Berkeley, Califórnia.

“Temos a preocupação de que interromper as exportações resultaria em danos para os hospitais e as pessoas comuns na Coreia do Norte”, disse Putin.

Fonte: Valor






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI