Resultado da agropecuária é o melhor desde 1996

Imprimir

A economia brasileira cresceu 1% no ano passado, informou nesta quinta-feira (1º) o IBGE. Em 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) totalizou R$ 6,559 trilhões  Entre as atividades, a agropecuária teve o maior crescimento no ano, 13,0%, principalmente devido à agricultura  O destaque foi para a expansão nas produções nacionais de milho (55,2%) e soja (19,4%)  Os serviços, que detêm o maior peso na composição do PIB, tiveram variação positiva de 0,3%, influenciados pelo crescimento  do comércio (1,8%)  Os serviços também foram influenciados pelas atividades imobiliárias (1,1%)  A Indústria em geral permaneceu estável na passagem de 2016 para 2017  Um dos destaques positivos da indústria foi a extrativista (+4,3%)  A construção registrou a maior queda anual (-5%)  Do lado da produção, a indústria voltou a registrar números positivos, pelo segundo trimestre seguido  A taxa de investimento recuou, em 2017, ao mais baixo patamar desde 1996, início da série histórica do IBGE  A despesa de consumo das famílias cresceu 1,0% em relação ao ano anterior (quando havia caído 4,3%), o que pode ser explicado pelo comportamento dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda no ano de 2017  A despesa do consumo do governo caiu 0,6%  No setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 5,2%, enquanto as importações de bens e serviços avançaram 5,0%

A economia brasileira cresceu 1% no ano passado, informou nesta quinta-feira (1º) o IBGE. Em 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) totalizou R$ 6,559 trilhões


PUBLICIDADE



O setor agropecuário fechou 2017 com a melhor contribuição para o PIB desde 1996, início da atual série de contas nacionais do IBGE. 

Em 2017, a economia brasileira registrou crescimento de 1%, abaixo do esperado por analistas.

No ano, o crescimento registrado pelo setor agropecuário foi de 13%. No quarto trimestre, porém, quando as principais lavouras já foram vendidas, o setor ficou estável. O setor contribuiu com 70% do crescimento do PIB no ano passado.

O desempenho positivo se deve principalmente à agricultura —a lavoura de milho cresceu 55,2% no ano e a de soja, 19,4%. 

As vendas externas dos produtos do setor agropecuário ajudaram no desempenho positivo do comércio exterior, registrado no PIB. As exportações cresceram 5,2%. As importações cresceram menos: 5%. 

Já no último trimestre do ano, a balança pendeu para as compras externas, refletindo maior dinamismo do mercado doméstico. Em relação ao terceiro trimestre, as exportações caíram 0,9% e as importações cresceram 1,6%. 

Fonte:  Folha SP






Navalshore

   ICN
   Zmax Group
   NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro
  Assine Portos e Navios