Sauditas planejam elevar produção de petróleo em outubro e novembro, diz ministro

Imprimir

A Arábia Saudita planeja elevar a produção de petróleo em novembro ante o nível de outubro, de 10,7 milhões de barris por dia (bpd), para atender à crescente demanda pela commodity, disse o ministro de Energia do maior exportador global nesta quarta-feira.

Khalid al-Falih disse em uma conferência em Moscou, que teve também participação do presidente russo, Vladimir Putin, que o reino está em contato em base semanal com a Rússia para estabilizar os mercados globais de petróleo, que tocaram uma máxima de quatro anos de mais de 85 dólares por barril nesta semana.


PUBLICIDADE



Os produtores globais de petróleo aumentaram a produção em 1 milhão de bpd “nas semanas e meses recentes”, e o mercado global está bem abastecido, disse o ministro saudita, adicionando que a Arábia Saudita elevou sua produção para 10,7 milhões de bpd em outubro.

Questionado sobre a alta nos preços, Falih disse que o preço atual “não está baseado em fluxos fiscais de oferta e demanda”.

“Isso foi criado nos mercados financeiros”, adicionou ele.

O Brent, referência global do petróleo, chegou a cair brevemente após as falas de Falih.

O ministro russo de Energia, Alexander Novak, disse a jornalistas antes da conferência que concordou em elevar a produção entre setembro e dezembro após uma série de encontros, realizados quando os preços caminhavam para os 80 dólares.

A produção de petróleo da Rússia atingiu uma máxima no período pós-soviético de 11,36 milhões de bpd no mês passado.

Fonte: Reuters






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI