Trump acusa Opep de manter preço do petróleo “artificialmente alto”

Imprimir

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu brigar com o cartel do petróleo. Após o preço do barril ter alcançado patamares esta semana que não se viam desde 2014, ele postou no seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (20), que os preços estão “artificialmente muito altos” e culpou a Opep, que reúne os países exportadores de petróleo, pela situação. O presidente americano disse ainda que “isso não será aceito”. “Parece que a Opep está de novo com isso. Com quantidades recorde de petróleo por todo lugar, incluindo os navios totalmente carregados no mar, e os preços do petróleo estão artificialmente Muito Altos! Isso não é bom e não será aceito!”, escreveu Trump no microblog.

Apesar da reclamação, Trump não deu indícios dos tipos de medidas que o governo americano poderia adotar em represália ao grupo. Ainda assim, provocou reação entre membros da Opep. O secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, rebateu Trump dizendo que integrantes do grupo são amigos dos EUA e têm interesse em seu crescimento e prosperidade.


PUBLICIDADE



“A Declaração de Cooperação assinada por 24 países produtores em dezembro de 2016 e implementada com fidelidade desde 2017 não só impediu o declínio (de preços), como resgatou a indústria petrolífera do colapso iminente”, disse Barkindo. Ele se referiu ao documento assinado por membros da Opep e outras nações produtoras, como a Rússia, no qual foi acordado o corte de oferta de petróleo.

O objetivo era justamente elevar as cotações, que vinham caindo muito nos meses anteriores. Os preços do petróleo recuavam nesta sexta-feira, mas caminhavam para a segunda semana consecutiva de ganhos.

Fonte: Valor






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI