WASHINGTON O presidente americano, Donald Trump, assinou nesta terça-feira ordens executivas para avançar a construção dos oleodutos Keystone XL e Dakota Access.
No fim de 2015, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tinha vetado Keystone XL porque afetaria as intenções de obter um acordo sobre o clima. O duto sairia do Canadá até as refinarias americanas na costa do Golfo do México.
PUBLICIDADE
Trump criticou nesta terçafeira as regulamentações ambientais dos EUA e disse que os empresários precisam esperar muito tempo para obter as licenças ambientais. Ele voltou a defender a promoção de um ambiente amigável para as companhias que queiram investir no território americano.
Em um encontro na Casa Branca com executivos de empresas montadoras de automóveis, Trump afirmou que as regulamentações ambientais se tornaram desnecessariamente onerosas. “Vamos tornar o processo muito mais simples para as companhias de petróleo e para todos que querem fazer negócios nos EUA”, disse no começo da reunião com líderes da General Motors, Ford e Fiat Chrysler.
"Tenho amigos que querem construir nos Estados Unidos", disse ele. "Demoram muitos, muitos anos e não conseguem obter as licenças ambientais sobre algo que ninguém nunca ouviu falar antes. É absolutamente louco."
Fonte: Valor Econ^mico/Por Associated Press e Dow Jones Newswires