ABB Marine - Empresa cria unidade no Brasil

A ABB Marine está ampliando sua presença no Brasil e negociando diretamente com estaleiros, como parte da estratégia da companhia de expandir seus negócios em mercados emergentes. Para isto, a empresa criou uma unidade de vendas e novos negócios no Brasil, na virada do ano, e trouxe para o mercado nacional a tecnologia de propulsores elétricos para navios de serviços offshore (OSVs).
Segundo o gerente de tecnologia da ABB Marine, Tor-Arne Myklebust, além de menos poluentes e mais simples do que os tradicionais, os propulsores elétricos reduzem em até 20% o consumo de combustível de embarcações com perfis operacionais tradicionais e deixa mais espaço para carga. “Na configuração de propulsão elétrica, cabos conectam a sala de máquinas e os hélices, deixando mais espaço para porte comercial”, afirma.
Na virada do ano, a companhia estabeleceu uma presença de vendas no Brasil e trabalha com a expectativa de construção de 100 novos OSVs no Brasil nos próximos cinco anos e de novos navios sonda e semissubmersíveis, construídos em Cingapura e na Coréia para operar em águas nacionais, com equipamentos a bordo que devem demandar cerca de 200 milhões de euros em suporte e manutenção.
André Luiz da Silva, gerente da Unidade de Negócios de Marine & Crane da ABB e responsável pelos contratos iniciais no Brasil — o primeiro, entregue à DOF em dezembro de 2008, foi um navio offshore ROV 06, projetado e construído pela STX Brazil Offshore S.A. — disse que a empresa deve fornecer os sistemas de propulsão híbridos elétrico-mecânicos para dois navios de reboque e manuseio (AHTS) AH12 de 95 metros de comprimento, também para DOF, construídos pelo mesmo fabricante. Estas embarcações devem ser entregues até o fim de 2011. Ainda de acordo com André Luiz, a ABB Marine formou uma equipe de quatro profissionais para atuar no segmento marine e está se preparando para atuar de forma autônoma no país, mas sem deixar de recorrer aos serviços do grupo ABB no Brasil.

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios