Multinacional avalia que transição para embarcações mais eficientes e sustentáveis estimula investimentos em tintas anticorrosivas e de alta performance, que aumentam a durabilidade das estruturas
A AkzoNobel identifica um momento positivo para a construção de embarcações no Norte. A multinacional holandesa de tintas e revestimentos destaca que o setor enxerga um grande potencial de crescimento para os próximos anos na região. A avaliação da empresa é que o aumento das operações logísticas na Amazônia, impulsionado pelo agronegócio e pelo transporte de cargas em hidrovias, fortalece a necessidade de novas embarcações, especialmente balsas, empurradores, rebocadores e embarcações de apoio fluvial.
PUBLICIDADE
O gerente marítimo da AkzoNobel, Hudson Martins, observa que o avanço de projetos de infraestrutura portuária e incentivos governamentais para o desenvolvimento da navegação interior indicam um cenário positivo para a construção naval na região. Além disso, a transição para embarcações mais eficientes e sustentáveis, com menor impacto ambiental, também tem estimulado investimentos em novas tecnologias e materiais, como tintas anticorrosivas e de alta performance, que aumentam a durabilidade das estruturas.
Martins disse que a demanda por serviços para embarcações na região Norte do Brasil registrou um crescimento expressivo no último ano. O avanço foi impulsionado pelo aumento das atividades nos setores de transporte fluvial, indústria naval, exploração de petróleo e gás, além da ampliação da frota pesqueira e de embarcações de carga. A região, que conta com uma vasta malha hidrográfica, depende fortemente do modal fluvial para transporte de mercadorias e passageiros.
O gerente ressaltou à Portos e Navios que esse cenário tem gerado uma demanda crescente por manutenção, reparos e pintura de embarcações. “O crescimento de projetos de infraestrutura portuária e de modernização das embarcações existentes contribuíram para o aquecimento do mercado de serviços navais, incluindo fornecimento de tintas e revestimentos específicos para a proteção contra corrosão”, acrescentou Martins.
Os principais negócios da AkzoNobel na região estão relacionados aos segmentos de transporte de cargas e logística fluvial, pesca industrial e artesanal e turismo e transporte de passageiros. Segundo Martins, essa demanda depende de parcerias com os estaleiros locais e empresas de manutenção naval para o fornecimento de tintas anticorrosivas de alta tecnologia e performance com tecnologia mais sustentável.
O gerente relatou que há uma forte demanda da consultoria técnica especializada da empresa na região, a fim de compartilhar a expertise técnica e indicar os melhores revestimentos de acordo com o tipo de embarcação e suas condições de operação. Ele destacou que, com a crescente demanda por embarcações na região Norte, a empresa tem expandido sua atuação, fortalecendo sua presença no mercado e investindo em inovação para oferecer soluções mais eficientes e sustentáveis para o setor naval.
Na avaliação da AkzoNobel, a frota de navegação interior que opera no Norte apresenta necessidades de renovação e modernização, especialmente devido às condições desafiadoras de operação nos rios amazônicos. Entre as principais demandas identificadas no setor estão a substituição de embarcações antigas, melhoria na resistência e durabilidade dos cascos, maior eficiência energética e sustentabilidade, além do aprimoramento da segurança e modernização das embarcações de passageiros.
O gerente chamou a atenção para a logística e a dificuldade de acesso à região. A falta de infraestrutura terrestre adequada torna o transporte de insumos, como tintas e revestimentos navais, mais complexo e custoso. O acesso limitado a algumas localidades exige soluções logísticas eficientes para garantir o fornecimento contínuo de produtos e serviços. Também há a questão do clima e das condições ambientais extremas. A alta umidade, as elevadas temperaturas e as características naturais dos rios amazônicos aceleram a corrosão das embarcações e aumentam a necessidade de manutenção frequente, demandando tintas e revestimentos de alta performance, capazes de suportar essas condições severas.
A AkzoNobel verifica que a descarbonização tem se tornado um tema central nos novos projetos de construção naval na região Norte. A leitura da empresa é que esse movimento é impulsionado por regulamentações ambientais mais rígidas e pela necessidade de aumentar a eficiência operacional, reduzindo custos com combustíveis. A empresa observa que as empresas vêm adotando uma série de medidas voltadas para a implementação de novas tecnologias que reduzam as emissões de gases poluentes. “Paralelamente, a AkzoNobel tem apoiado essas iniciativas, recomendando produtos mais sustentáveis, que aliam alto desempenho à redução da emissão de poluentes, contribuindo para um setor naval mais eficiente e ambientalmente responsável”, disse Martins.
A AkzoNobel vê com otimismo sua participação na próxima edição da NN Logística 2025, impulsionada pelo crescimento contínuo do setor naval na região Norte e pelo foco crescente em sustentabilidade, inovação e eficiência operacional. A empresa pretende fortalecer sua presença no evento, destacando soluções voltadas às demandas do mercado, como revestimentos navais de alta performance, que contribuem para a redução de emissões e maior durabilidade das embarcações.
“A NN Logística 2025 representa uma oportunidade estratégica para a apresentação de novas tecnologias, ampliação de parcerias, participação em debates técnicos e expansão do mercado na região Norte”, salientou Martins. Durante a feira de negócios, a AkzoNobel oferecerá consultoria técnica e apresentará produtos indicados para atender às necessidades específicas do mercado local, caracterizado por condições operacionais desafiadoras, alta umidade e intensa corrosão, com destaque para os produtos da linha International.
A AkzoNobel será patrocinadora master da NN Logística 2025 e estará presente, por meio da marca International. O evento é a fusão da Navegistic Manaus e da Navalshore Amazônia, em sua segunda edição como a maior feira do setor fluvial da América Latina. O encontro ocorrerá de 7 a 9 de maio, no Centro de Convenções da Amazônia Vasco Vasques, em Manaus (AM), e já é considerado um dos mais importantes do setor naval e logístico da região Norte.