Com 71% de seu espaço vendido, Navalshore comprova resiliência da indústria naval

Os anos recentes têm sido desafiadores para a indústria indústria naval brasileira, com alta taxa de ociosidade nos estaleiros de construção. Mas apesar da ausência de encomendas de grandes navios, o setor segue produtivo. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), a indústria conta hoje com 17.738 empregos diretos.

Os segmentos de rebocadores e embarcações fluviais seguem perenes, enquanto o de apoio offshore é visto como promissor pelos estaleiros nacionais. No horizonte, também se posiciona como um nicho de futuro a indústria eólica offshore, que necessitará de embarcações de serviço.

As atividades de manutenção e reparo naval crescem e tendem a acelerar, conforme o BR do Mar ganhe musculatura, com o crescimento da frota de cabotagem. O serviço de descomissionamento de plataformas offshore também está no radar dos estaleiros para os próximos anos e a indústria naval militar, com os projetos da Marinha do Brasil em curso e sua política de formação de fornecedores locais, oferece boas oportunidades às empresas nacionais.

PUBLICIDADE

Incatep


Os fatos mostram que a indústria naval é resiliente e se reinventa, como já ocorreu em ciclos anteriores. Um dos termômetros do setor, a Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima, a seis meses de sua reabertura presencial está com 71% do espaço vendido. Uma ótima notícia não só para os organizadores, mas para a própria indústria. A procura dos expositores por espaços na feira se intensificou em fevereiro, dando certeza à organização de que o mercado começou a reagir mais rapidamente em 2022. A expectativa é das mais positivas para o evento, principalmente com a tendência de inflexão da pandemia nos próximos meses.

Considerada o ponto de encontro da indústria naval e offshore no país e o maior evento do gênero na América do Sul, a Navalshore será realizada de 16 a 18 de agosto no centro de convenções Expo Mag, ex-SulAmérica, no Rio de Janeiro. Algumas das empresas mais tradicionais do setor naval presentes no Brasil já garantiram participação, a exemplo de mtu (Rolls Royce), estaleiro Rio Maguari, Kongsberg, Wilhelmsen, Sotreq, Yanmar, Raytheon, DNV, Schottel, Marine Office, Vulkan, estaleiro Mauá e Jotun.

Serviço

Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima - 16ª edição - 16 a 18 de agosto, no Expo Mag, ex-centro de convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Realização: Navalshore Organização de Eventos

Mídia oficial: revista Portos e Navios

Informações: navalshore@navalshore.com.br Website: navalshore.com.br



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios