Deputados insistem na ampliação do debate sobre a construção de estaleiro

Carlomano Marques diz que conhece bem a Praia do Titanzinho, por isso quer a construção do estaleiro naquele local
Na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa deste ano, realizada ontem, o assunto que mais ganhou destaque entre os parlamentares foi a discussão sobre a construção de um estaleiro na Praia do Titanzinho, no bairro Serviluz. Durante 45 minutos o deputado Carlomano Marques (PMDB), o primeiro a levar o assunto a plenário, debateu a questão com os demais parlamentares.
O peemedebista não escondeu ser a favor da vinda do estaleiro para o Estado e da possibilidade do empreendimento ser instalado na Praia do Titanzinho, enfatizando: "creio que o Ceará não está tão forte para desprezar um empreendimento como esse". Contudo ele deixou claro que é importante promover um amplo debate.
"É preciso trazer todos os segmentos para o debate. Não quero estabelecer o maniqueísmo de quem é a favor é do bem e quem é contra é do mal. É preciso dirimir equívocos e dúvidas, não deixar que a contra informação permeie", defendeu.
Carlomano Marques pontuou que nenhuma casa será derrubada ou remanejada do bairro para que o estaleiro seja instalado, como segundo ele, estava sendo informado em panfleto distribuído na Praia do Titanzinho. O parlamentar ainda pondera que não haverá qualquer tipo de poluição para aquela área com a vinda do empreendimento. "Meu interesse é debater", acentuou.
Requerimentos
Assim como Carlomano Marques os deputados que se pronunciaram sobre o assunto também disseram ser totalmente a favor de uma discussão profunda sobre o assunto. Os deputados Heitor Férrer (PDT), Fernando Hugo (PSDB), Artur Bruno (PT) e o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), já apresentaram requerimentos pedindo a realização de audiência pública para debater o estaleiro. A intenção é realizar a audiência antes do feriado do Carnaval.
O deputado Luiz Pontes (PSDB) afirmou que é totalmente a favor em relação à vinda de um estaleiro sobre o Ceará, pois argumenta que o Estado não pode "se dar ao luxo de perder um empreendimento desse porte". Mas sobre a localização desse empreendimento, o tucano afirma que não tem opinião formada, por isso, a importância de um debate completo.
O deputado Dedé Teixeira (PT) concorda que do ponto de vista econômico a vinda de um estaleiro para o Ceará é de extrema importância, contudo acredita que é preciso fazer um estudo sobre o impacto ambiental que um equipamento desse porte pode gerar.
Já o vice-líder do Governo na Casa, deputado Roberto Cláudio (PHS) afirmou que o estaleiro não será bom somente para o Serviluz, que de acordo com ele, é um bairro esquecido pelas gestões do poder público, mas também atesta que será salutar para complementar a indústria do Estado. E o mais importante, ressalta, é estratégico para o Ceará devido a nova política industrial do Governo Federal que é fortificar a indústria naval.
O deputado Artur Bruno (PT) destaca que a grande discussão que se pretende fazer não é pela vinda do estaleiro, mas sobre a sua localização. O governador Cid Gomes por reiteradas vezes disse que não há outro local no Estado.(Fonte: Diário do Nordeste)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios