Descarbonização: RINA e Fincantieri unem forças em pesquisa e desenvolvimento

A certificadora naval RINA e o estaleiro Fincantieri assinaram um memorando de entendimento para desenvolver sinergias no campo da descarbonização, com foco em combustíveis alternativos, captura de carbono e energias renováveis no setor de transporte marítimo.

O acordo prevê o envolvimento das duas empresas em iniciativas relacionadas com aferição de tecnologia, análise, estudo e simulação de novos combustíveis e vetores energéticos – nomeadamente hidrogênio e amoníaco – e captura de carbono. A colaboração também incluirá atividades de aprovação em princípio (AiP), uma abordagem de classificação baseada em risco que permite que novos projetos e conceitos sejam validados com base na equivalência de segurança e a qualificação de projetos e tecnologias inovadoras.

No campo das energias renováveis, as duas empresas vão focar em parques eólicos offshore e soluções tecnológicas para a energia das ondas.

PUBLICIDADE

MCI


O RINA e o Fincantieri também co-participarão em projetos de P&D financiados pela UE e se envolverão no desenvolvimento de “financiamento verde”.

Ugo Salerno, presidente e CEO do RINA, disse: “O RINA e o Fincantieri compartilham uma ascendência comum com nossas raízes comerciais, começando no setor naval. Além disso, compartilhamos a mesma paixão de criar uma indústria sustentável, e é por isso que tenho o prazer e o orgulho de anunciar a colaboração mais próxima entre as duas empresas”.

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, disse: “Ser líderes em vários setores traz consigo a responsabilidade de agir de forma sustentável. É do nosso interesse assegurar uma combinação de competitividade e sustentabilidade, lucro e inovação, a todos os níveis. Queremos desempenhar um papel ativo na promoção de uma economia circular de baixo carbono, reduzindo o impacto direto de nossas operações, desenvolvendo produtos e serviços sustentáveis e trabalhando com instituições e parceiros como a RINA”.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios