Mais de 14 mil empregos para o Norte Fluminense

Grupo EBX, de Eike Batista, vai construir um estaleiro bilionário no Complexo Industrial Farol-Barra do Furado, em Campos

Aline Salgado

Rio - Mais de R$ 1 bilhão e 14 mil empregos. Esses são os números que a construção do estaleiro pela holding EBX, do empresário Eike Batista, devem gerar no Norte Fluminense nos próximos anos. Para ocupar as vagas, a Prefeitura de Campos oferecerá cursos de qualificação e especialização, em parceria com o Senai.

As empresas, que formarão o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, pretendem investir na capacitação em conjunto com as prefeituras de Campos e de Quissamã. As inscrições podem ser feitas desde já no Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campos.

O empreendimento do Grupo EBX, que atua no segmento de recursos minerais e infraestrutura, abre espaço para a expansão de mercados indiretos na região do complexo industrial, que ficará localizado entre Campos e Quissamã. Segmentos de logística, como a indústria naval, são alguns dos setores que devem crescer a partir dos investimentos.

Incentivados pelas possibilidades de extração na camada pré-sal, as perspectivas de investimentos em obras chegam a R$ 1,7 bilhão. A previsão é a de que sejam gerados 4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos na região.

O diretor de Novos Negócios da EBX, Alberto Costa anunciou a possibilidade de criação de um condomínio industrial na região. “O projeto tem que ser bom para todos. Queremos respeitar quem já chegou”, declarou.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Edison Chouest Offshore, uma das empresas associadas ao complexo industrial, Ricardo Chagas, prevê crescimento e geração de empregos na região. “Este é um empreendimento que trará grandes benefícios à população dos municípios envolvidos, que terão uma grande quantidade de empregos oferecidos e, principalmente, qualidade de empregos”, afirma.

Também estão envolvidas no projeto as empresas Estaleiro Ilha SA (Eisa), STX Europe Offshore e Alupar.

Eike Batista está de olho em Campos

Com investimentos em mineração, petróleo, hotelaria e gastronomia, Eike Batista é um dos principais empresários brasileiros em atuação no país. Dono de perfil ousado e polêmico, Eike figura como um dos homens mais ricos do mundo: é o 61º da lista da revista Forbes. A empresa de Eike estima explorar até 1,5 bilhão de barris de petróleo em águas rasas a partir de 2011.

Prefeitura já recebe cadastro em cursos de qualificação

De acordo com a Prefeitura de Campos, as vagas no estaleiro só serão abertas quando iniciarem as obras na região. Mas o município adiantou que pretende preparar o quadro de profissionais certificados em cursos profissionalizantes oferecidos pelo órgão em parceria com o Senai, com certificação do MEC.

As inscrições para os cursos profissionalizantes e de requalificação são feitas no Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Trabalhado e Renda. Há oportunidades para soldador, mecânico naval, técnico em máquinas navais, entre outros.

O endereço é Travessa Santo Elias, Jardim Carioca. Outras informações no telefone (022) 2722-4429.

(Fonte: O Dia)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios