Mercado de contêineres em expansão ajuda a impulsionar a recuperação da construção naval

A recente recuperação da atividade de construção naval no exterior veio com a recuperação progressiva do setor de contêineres a partir do quarto trimestre de 2020. À medida que os fretes começaram a subir e os armadores viram seus concorrentes encomendando novos navios, eles rapidamente seguiram o exemplo. Essa é a principal razão pela qual a maioria dos estaleiros da Coréia e da China estão com a carteira repleta.

As próximas regulamentações de emissões de carbono também contribuíram para que os proprietários decidissem encomendar novos navios, com a primeira onda de meganavios de 14 mil a 15 mil TEUs agora chegando a um estágio crucial de decisão de meia-vida, muitas vezes sendo substituído por navios de maior porte de hoje, de 22 mil a 24 mil TEUs.

As avaliações são da Lloyd's Register, para a qual outro fator que contribui é que grandes estaleiros, como Hudong-Zhonghua, na China, estão começando a lidar com o mega pedido da Qatar Gas para navios de gás liquefeito para substituir sua frota de GNL existente. E os estaleiros Jiangnan e DSIC estão se abrindo para o mercado para construções de navios gaseisor. O tamanho desses navios gigantes de gás, bem como de seus homólogos que transportam contêineres, ocupa muito espaço disponível no pátio dos estaleiros.

PUBLICIDADE

MCI


Os proprietários não encontram nesse momento vagas para a construção de grandes navios a serem entregues até 2024.

A competição por encomendas também mudou o equilíbrio de poder na relação estaleiros x armadores e elevou os preços das novas construções, assim como os custos crescentes do aço, o que significa que os navios na maioria dos setores estão agora cerca de 30% mais caros do que eram de 12 a 18 meses atrás.

Tudo isso levanta um problema para embarcações menores com tempos de construção mais curtos. Os proprietários estão enfrentando um desafio econômico, a saber: por que encomendar uma embarcação agora que será cara e não será construída nos próximos anos? Há também o risco de ativos ociosos se o impacto das regulamentações ambientais não for levado em consideração nas decisões operacionais e de projeto.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios