Petrobrás analisa venda de duas empresas na Argentina

Expectativa é de que a empresa venda a usina elétrica Genelba e a Transportadora de Gás Del Sur (TGS), além das ações que possui da companhia Edesur
BUENOS AIRES - Depois de anunciar a venda da refinaria de San Lorenzo e de 360 postos à empresa Oil Combustibles, há cerca de duas semanas, a Petrobrás Energia S.A. (Pesa), subsidiária da Petrobrás na Argentina, analisa a venda de outros ativos no País. Fontes do mercado disseram à Agência Estado que a expectativa é de que a empresa venda a usina elétrica Genelba e a Transportadora de Gás Del Sur (TGS), além das ações que possui da companhia Edesur, distribuidora de energia da região sul de Buenos Aires e 12 municípios.
A Petrobrás Energia possui 48,5% da companhia Distrilec, sociedade que detém o controle da Edesur, com 51,5% do capital. O restante pertence ao grupo Enel-Endesa, de capital italiano e espanhol, respectivamente, e outra fatia está no mercado. Os ativos mencionados fazem parte do pacote que a Petrobrás adquiriu em 2002, com a compra da Pecom Energia, um grupo de empresas que pertencia à tradicional família argentina Pérez Companc.
As fontes consultadas pela Agência Estado disseram que a Petrobrás Energia já iniciou conversas com os executivos da companhia originária de Córdoba, a Electroingenieria. O grupo já fez negócios com a brasileira em 2006, quando adquiriu da Petrobrás Energia 50% do capital da transmissora de energia Transener. Procurada pela Agência Estado, a assessoria de imprensa da Petrobrás Energia disse que "não ia fazer comentários sobre o assunto". Na Electroingenieria, os assessores negaram as negociações.
O grupoda Electroingeniería concentra seus investimentos em obras públicas, mas desde que adquiriu a Transener a companhia começou a diversificar os negócios. Além do setor de energia, o grupo também adquiriu ativos de comunicação.
O principal candidato a comprar a Genelba seria o empresário Marcelo Mindlin, acionista majoritário da Pampa Energia, que é dona da Edenor, empresa distribuidora de energia da zona norte de Buenos Aires. Já a TGS teria vários candidatos, entre eles o empresário Alejandro Ivanisevich, dono da Emgasud, prestadora de serviços de distribuição e transporte de gás natural, geração de energia elétrica e construção de gasodutos.
Com 11% de participação do mercado argentino, a Petrobras tem atualmente 605 postos no país. Após a YPF Repsol, Shell e Esso, a Petrobras Energía é a quarta maior rede de varejo na Argentina. Além da refinaria de San Lorenzo, na província de Santa Fé, com capacidade para 48,5 mil barris por dia, que se encontra em processo de venda, a Petrobras Energía possui uma refinaria em Bahía Blanca, na província de Buenos
Aires, que processa 30,5 mil barris por dia. A empresa detém ainda 28,5% de participação na Refinor, controlada pela YPF Repsol, e tem rede própria em oito províncias.

Fonte:da Agência Estado/Marina Guimarães

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios