Porta-contêineres reduz emissões por meio de combustível sintético

A MAN Energy Solutions relata que o navio porta-contêineres de 1.036 TEUs, "ElbBLUE", antigo "Wes Amelie", reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 27% operando com uma mistura de gás natural sintético (SNG) neutro para o clima ) e gás natural liquefeito convencional (GNL). Em comparação com o óleo combustível pesado (HFO), a redução das emissões de GEE foi de até 34%. Os dados surgiram de medições inicialmente realizadas a bordo do navio em setembro de 2021, quando o "ElbBLUE" se tornou o primeiro navio porta-contêineres do mundo a substituir uma parte de seu combustível a gás (cerca de 50%) por SNG.

A operação a gás também reduz drasticamente outras emissões poluentes em comparação com o HFO. No caso do "ElbBLUE", as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) caíram quase 87%, enquanto as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e particulados foram quase totalmente eliminadas (~99%). Esses valores foram alcançados tanto na operação exclusiva em GNL quanto em uma mistura de GNL e SNG.

As medições foram realizadas em uma viagem entre Brunsbüttel, na Alemanha e Rotterdam, na Holanda, com SNG na proporção de aproximadamente 50% do gás abastecido com 85% de carga do motor. OElbBLUE é alimentado por um motor de quatro tempos MAN 51/60DF. Como um motor multicombustível, a unidade permite a operação com HFO ou gás natural liquefeito (GNL) como combustível. O teste do navio provou que este último pode ser substituído pelo SNG sem modificação do motor.

PUBLICIDADE

MCI


De propriedade da empresa de navegação alemã Elbdeich, e operado pelo afretador Unifeeder, o navio porta-contêineres de 1.036 TEUs navega pelos mares do Norte e Báltico. Ele ganhou as manchetes em 2017 sob seu nome anterior, "Wes Amelie", quando seu motor principal MAN 8L48/60B foi convertido para a atual unidade de quatro tempos MAN 8L51/60DF, que permite operação de combustível duplo com gás. Esta foi a primeira conversão do mundo de um navio porta-contêineres para operação multicombustível com GNL.

O SNG é considerado um combustível neutro em carbono, pois sua combustão libera apenas a quantidade de CO2 capturada durante sua produção usando a tecnologia power-to-X. No entanto, assim como o GNL, o SNG consiste em grande parte de metano (CH4) e, durante a operação, pequenas quantidades não queimadas do gás podem escapar — o chamado deslizamento de metano. O metano é considerado um gás de efeito estufa que, quando lançado sem queima na atmosfera, é 28 vezes mais prejudicial ao clima do que o CO2. A MAN já oferece soluções para operação sem metano em motores de dois tempos. Para motores de quatro tempos, a empresa está trabalhando em várias soluções para reduzir ainda mais a fuga de metano da câmara de combustão.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios