Primeira de 12

Arpoador entrega embarcação à BSCO com 45 metros e quatro hidrojatos equipados com motores de 2.500hp

O estaleiro Arpoador entregará neste mês de setembro a primeira de 11 embarcações encomendadas pela BSCO, empresa de navegação criada pela Brasil Supply. A P3, segundo a classificação Petrobras, foi construída no estaleiro Guarujá, unidade da empresa localizada na cidade do litoral paulista. Com 45 metros, a embarcação conta com quatro hidrojatos equipados com motores de 2.500hp.

De acordo com o gerente da Arpoador Engenharia, Henrique Franco Netto, o barco terá cerca de 60% de conteúdo local. “Importamos basicamente o que não existe no Brasil, como motor, propulsão, geradores, eletrônica, sistemas de segurança e o alumínio. O restante conseguimos aqui”, destaca o executivo.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A encomenda da BSCO Navegação inclui também uma P2 e outras três P3, que já estão em construção, além de seis UT4000. A partir do mês de outubro, será entregue uma embarcação a cada quatro meses. Atualmente, o estaleiro está totalmente comprometido com as encomendas, mas Netto ressalta que, a partir de 2014, a unidade já poderá receber novos pedidos. “O que ocorre é que, quando recebemos a encomenda, só o alumínio demora seis meses para chegar ao Brasil”, diz.

A tendência do estaleiro Guarujá é a de se especializar em barcos rápidos feitos em alumínio. A unidade existe desde 2006 e, por conta da demanda crescente, em 2010 teve início sua ampliação, que continua até hoje. O objetivo é expandir a capacidade do estaleiro em três vezes até o próximo ano “Quando começamos [a expansão], tínhamos capacidade de fazer dois barcos por ano. Hoje conseguimos produzir quatro e queremos fazer seis anualmente a partir de 2014”, afirma Netto. O estaleiro de Guarujá ocupa uma área de 106.470 metros quadrados, com área coberta de 12 mil metros quadrados.

Para Netto, o setor está bastante aquecido e as expectativas para os próximos anos são ótimas. “A demanda para operar o pré-sal está grande. Estamos nos especializando cada vez mais e nos preparando para atender à demanda desse mercado, que é grande. Acreditamos muito no desenvolvimento do setor”, afirma.

Com mais de dez anos no mercado de construção naval, a Arpoador Engenharia conta ainda com um estaleiro, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Com cinco mil metros quadrados, o estaleiro Angra está localizado na Marina Verolme e tem estrutura para fabricação de embarcações em fibra de vidro e projetos especiais, com até 25 metros. A Arpoador Engenharia foca suas atividades no reparo e na construção de embarcações de médio porte, como navios FSV (Fast Supply Vessel), crew boats, ferry boats e similares.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios