O programa visa atender os elos da cadeia de pequenos e médios fornecedores da empresa, que não dispõem de facilidades de acesso a crédito na rede bancária
O Programa Progredir, criado pela Petrobras e seis bancos brasileiros para estimular a indústria nacional de fornecedores da estatal, tem apresentado bons resultados nos testes piloto e deverá ser transformado em programa definitivo no fim do primeiro trimestre de 2011.
A informação foi dada nesta segunda-feira, 13, pelo diretor da Área Financeira da companhia, Almir Barbassa, no Rio de Janeiro, durante reunião com executivos cariocas.
O programa visa atender os elos da cadeia de pequenos e médios fornecedores da empresa, que não dispõem de facilidades de acesso a crédito na rede bancária. “Nós criamos um conjunto de documentos que consegue transferir o crédito da Petrobras para as cadeias de fornecedores que estão atrás do primeiro fornecedor”.
O sistema está atualmente em fase de testes. “Já foram feitas operações que têm se mostrado eficientes e de retorno rápido para o fornecedor que, ao contratar a entrega de um produto, precisa de dinheiro para começar a comprar matéria-prima e não tem muito tempo para ficar discutindo contrato”, afirmou o diretor. O programa consegue, em cerca de 2 dias, colocar o dinheiro necessário no caixa do fornecedor.
Ele prevê o repasse de 50% do valor do contrato original para o próximo elo da cadeia de fornecedores. “Quem contrata com a Petrobras repassa para os seus fornecedores até 50% do crédito da Petrobras, que repassa para os fornecedores 50%, e vai assim por diante”.
Barbassa estimou que o programa pode se expandir muito a partir de 2011. A demanda atual da Petrobras no mercado atinge US$ 1 bilhão por mês. “Na medida em que esse modelo funcionar, ele tem potencial para atingir todo esse volume”.
Fonte: O Povo Online(CE)/Agência Brasil
PUBLICIDADE