Projeto Wind Hunter desenvolve sistema de produção de água purificada para geração de hidrogênio

A empresa de navegação japonesa Mitsui OSK Lines (MOL) avança em seu projeto Wind Hunter, para desenvolver um sistema de produção de água pura para geração de hidrogênio. O projeto visa aproveitar a energia eólica offshore para produzir hidrogênio a partir da água a bordo e convertê-lo em propulsão para embarcações.

A produção de hidrogênio requer um alto nível de pureza da água. Para isso, a água do mar é primeiro purificada ao passar por um filtro para remover as impurezas. Mas os filtros atualmente usados exigem substituição frequente, o que aumenta a carga de trabalho dos tripulantes e impõe um custo significativo.

O armador, a Universidade de Kyushu e a Taiyo Sangyo querem desenvolver filtros duráveis e de alto desempenho, o que exigirá tecnologia avançada na produção de água pura. Neste projeto, a MOL assumirá um papel no gerenciamento de projetos, pesquisa de mercado e fornecimento de expertise em design de sistemas marítimos. A Universidade de Kyushu será responsável por projetar um teste de demonstração de um sistema de produção de água pura, desenvolvimento e aplicação de um filtro de alto desempenho, enquanto a Taiyo Sangyo será responsável pelo desenvolvimento e aplicação de osmose reversa.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A MOL avalia que o desenvolvimento de tecnologia a bordo mais eficiente para produzir água pura a partir da água do mar no projeto Wind Hunter marcará um grande passo para a realização de grandes navios de emissão zero.

O sistema de produção de água pura será projetado para água do mar e para água doce.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios