O primeiro rebocador elétrico da América Latina partiu de Tuzla, na Turquia, com destino ao Chile, onde será submetido a testes no terminal de Puerto Chacabuco, na região de Aysén. A Saam Towage, operadora da embarcação, acredita que a viagem até o porto de Puerto Montt dure cerca de 45 dias e representará um avanço na estratégia de sustentabilidade da empresa.
Com 25 metros de comprimento, 13 metros de largura e capacidade de tração superior a 70 toneladas (bollard pull), o rebocador será utilizado para serviços de atracação e desatracação de navios. Movido a baterias de íons de lítio e abastecido com energia renovável, o equipamento é considerado 100% elétrico e livre de emissões. A unidade é a terceira desse tipo na frota da empresa e a primeira a operar na América Latina.
PUBLICIDADE
Para a Enap, estatal chilena parceira na iniciativa, o novo rebocador está alinhado ao compromisso com a descarbonização e à transição energética do país. A embarcação complementa outras ações em curso, como a utilização de caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL), a produção de diesel a partir de óleo de cozinha usado e o desenvolvimento de infraestrutura voltada ao hidrogênio verde em Magallanes.