Ulstein revela projeto de embarcação de transporte pesado para setor eólico offshore

O construtor naval e projetista norueguês Ulstein expandiu seu portfólio de projetos com uma nova embarcação de transporte pesado para atender às crescentes necessidades logísticas do crescente setor eólico offshore.

A atual frota de navios de transporte pesado não atende à demanda futura do segmento eólico offshore, avalia a Ulstein.

Com mais de 380 GW de capacidade eólica offshore prevista para serem adicionados nos próximos dez anos, além de uma frota substancial de embarcações de instalação, será necessária nova tonelagem para transportar as fundações e turbinas eólicas dos locais de fabricação para os portos de triagem ou campos offshore.

PUBLICIDADE

MCI


A unidade de design da Ulstein com sede na Holanda desenvolveu o chamado HX121 – o maior e mais recente projeto do portfólio de navios de transporte pesado da Ulstein, capazes de operar com metanol como combustível.

“Tradicionalmente, o setor eólico offshore tem utilizado barcaças ou embarcações semissubmersíveis de carga pesada para o transporte de componentes de turbinas eólicas, mas o mercado procura embarcações mais eficientes e de baixas emissões para transportar grandes componentes. O Ulstein HX121 foi desenvolvido em estreito contato com parceiros da indústria para encontrar os principais requisitos para esta próxima geração de embarcações de transporte pesado”, disse Edwin van Leeuwen, diretor administrativo da Ulstein Design & Solutions.

A Ulstein informa que o projeto apresenta seu conhecido X-BOW para melhorar a navegação, maximizar o espaço do convés e otimizar o navio de popa para baixo consumo de combustível, resultando em um projeto eficaz e equilibrado, baseado em tecnologias comprovadas, que opcionalmente podem fornecer o DP2.

“O método 'Ulstein Blended Design' foi usado para encontrar as dimensões principais e a velocidade de serviço ideais para o transporte eficiente de grandes componentes eólicos. Este método de design permitiu-nos minimizar o consumo de combustível por componente transportado. Além disso, nos concentramos em carregar e descarregar cargas utilizando a tecnologia roll on roll off”, acrescentou Dolf Manschot, gerente de projetos da Ulstein Design & Solutions.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios