Relatório PN 679

 

O rebocador construído pela Inace tem capacidade de 63 toneladas de tração estática (bollard pull), sendo equipado  com dois motores Caterpillar 3516C, cada um desenvolvendo 1.864 kW (2.502 HP) de potência frenada. Cada motor, por sua  vez, aciona um propulsor azimutal Rolls Royce, modelo US 205, com hélices que giram 360 graus no plano horizontal.

Com 23,8 m de comprimento total e 11 m de boca, o Svitzer Zoe teve projeto e construção acompanhados e certificados  pela sociedade classificadora norte-americana ABS (American Bureau of Shipping), num processo que envolveu inúmeras auditorias técnicas para comprovar o cumprimento de  rigorosas normas de qualidade e segurança.

O Svitzer Zoe detém a classificação ABCU, que compreende um elevado grau de automação na operação e na monitoração remota da propulsão, geração de energia e outros equipamentos. Além de atender aos requisitos operacionais, o Svitzer Zoe apresenta, nas suas acomodações e áreas de trabalho, níveis de ruído e vibração excepcionalmente baixos, sendo muito confortável para sua tripulação de cinco pessoas.

Para atender o cliente europeu o Estaleiro Inace empreendeu um extenso programa de adequação a elevados padrões de segurança do trabalho e gestão, que pretende manter mesmo após o término das quatro embarcações.

O Svitzer Zoe está sendo entregue rigorosamente dentro do prazo contratual.

Navios autônomos

As empresas norueguesas Yara e Kongsberg desenvolvem o projeto do primeiro navio totalmente elétrico e autônomo do mundo, com zero emissões. O Yara Birkeland será um porta-contêiner com capacidade de transportar 150 TEUs. A propulsão será totalmente alimentada por bateria, preparada para controle remoto. O projeto ficará pronto no final de 2018. A princípio, atuará dentro do limite das 12 milhas náuticas na costa da Noruega, entre três portos no sul do país: Herøya, Brevik e Larvik. As distâncias não são tão grandes, de aproximadamente sete milhas náuticas entre Herøya e Brevik e de 30 milhas náuticas entre Herøya e Larvik.

Toda a área é coberta pelo por VTS (Vessel Traffic System) da Norwegian Coastal Administration – Kystverket (NCA), que fica em Brevik. A NCA é uma agência do Ministério de Transportes e Comunicações, responsável pelos serviços relacionados a segurança marítima, infraestrutura marítima, planejamento eficiente de transportes e respostas à poluição.

Utilizando a tecnologia que se conecta por GPS e por meio de radares, câmeras e sensores, o navio elétrico é projetado para navegar por conta própria. O custo da construção será de US$ 25 milhões, cerca de três vezes mais que um conteinero convencional de mesmo tamanho. Porém, como não há custos com bunker e com tripulação, o projeto promete uma economia de até 90% de orçamento operacional.

Em outra frente, o ABS aderiu à Unmanned Cargo Ship Development Alliance e contribuirá no trabalho de envolvimento de organizações de classe, estaleiros navais, fabricantes de equipamentos e designers no sentido de promover o transporte autônomo. O projeto pretende integrar recursos de navegação autônoma, percepção ambiental e controle remoto.

A Unmanned Cargo Ship Development Alliance, presidida por HNA Technology Group Co, Ltd., é formada por nove membros, incluindo ABS, CCS, China Ship Research & Development Institute, Shanghai Marine Diesel Engine Research Institute, Hudong-Zhonghua Shipbuilding, Marine Design Research Institute da China, Rolls-Royce e Wartsila. A aliança foi lançada oficialmente no final de junho e espera entregar um navio de carga não tripulado em outubro de 2021.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira