MSC

Relatório PN

Sem aumento

O porto francês de Le Havre (foto) decidiu não aumentar, pelo quinto ano consecutivo, as taxas portuárias de 2014 para os navios porta-contêineres e para os navios ro-ro. Outra medida prorrogada foi a manutenção das reduções das tarifas ligadas aos transbordos: de 60% para os navios de menos de 3,5 mil TEUs e de 50% acima disto. O sistema de redução aplica-se aos navios porta contêineres que realizam mais de 50% de sua escala com transbordo.

O dispositivo “dupla escala” para os navios transoceânicos é igualmente mantido, visando tornar neutra a dupla escala em relação a uma escala única com os mesmos volumes de tráfego. O porto de Le Havre recompensa, através da iniciativa ESI (Environnemental Ship Index), as companhias de navegação que operam em seus terminais navios que respeitam o meio ambiente com uma redução suplementar das taxas portuárias de até 10%.

Pedral
A presidenta Dilma Rousseff lançou em Marabá (PA) a licitação do derrocamento do Pedral do Lourenço. A remoção de pedras e rochas submersas no rio Tocantins, acima das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, vai viabilizar a hidrovia do Tocantins, uma das mais importantes do país. O edital de licitação dos 43 quilômetros de extensão do Pedral do Lourenço, localizado entre as cidades de Santa Terezinha do Taurí e Ilha do Bogea, no Pará, foi lançado em 20 de abril.

A obra irá propiciar a melhoria das condições de escoamento pela hidrovia do Tocantins de toda a produção mineral, agrícola e pecuária sob sua área de influência, com destino ao porto e terminais localizados em Vila do Conde (PA) e no baixo Amazonas, chegando a uma capacidade de transportes calculada em até 20 milhões de toneladas por ano. O Pedral do Lourenço é uma extensão de 43 quilômetros de rochas, próximos de Itupiranga, no sudeste do Pará, que impedem a navegação nos períodos de seca, o que inviabiliza a hidrovia.

Rolls-Royce
A Rolls-Royce inicia em maio a instalação de uma nova unidade da divisão marítima do grupo, em Duque de Caxias (RJ). A planta, a ser instalada num terreno de 27 mil metros quadrados, representa um investimento de R$ 80 milhões e atenderá à indústria naval e offshore. O anúncio foi feito em 7 de abril, em solenidade que contou com a presença do ministro de Finanças do Reino Unido, George Osborne.
A unidade será dedicada a montagem e teste de grandes propulsores e outros equipamentos que serão usados em plataformas semissubmersíveis, navios de perfuração, FPSOs, além de outras embarcações offshore altamente complexas. A entrega do primeiro conjunto de propulsores UUC 405, para sete navios de perfuração (drill ship) que estão em construção pelo estaleiro brasileiro Atlântico Sul para a Sete Brasil, terá início em junho de 2015.
É o segundo investimento na divisão marítima anunciado pela Rolls-Royce este ano. Em março, o grupo inaugurou um moderno Centro de Treinamento Marítimo (CT), em Niterói, também no estado do Rio de Janeiro, onde foram investidos R$ 8,4 milhões. Esse é o primeiro Centro de Treinamento do tipo na América do Sul e o quarto do grupo no mundo.

Novo presidente
A Caterpillar Brasil terá novo presidente a partir de 1º de junho. Odair Renosto substituirá Luiz Carlos Calil, que decidiu se aposentar após 45 anos de trabalho na empresa. Odair trabalha na Caterpillar há 33 anos, onde iniciou em 1981 como auxiliar de importação e exportação. Desde 2012, trabalha no escritório da Caterpillar em Genebra, na Suíça, como gerente regional de produto. Na função de presidente da Caterpillar Brasil, Odair irá liderar as operações das unidades de Piracicaba/SP e Campo Largo/PR.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira