Navalshore 2024

Relatório PN

Tecnologia

A Petrobras firmou termo de compromisso com a Prefeitura de Santos e as universidades USP, Unicamp, Unesp, além da Fundação Parque Tecnológico de Santos, para a construção do Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). O local contará com infraestrutura laboratorial voltada ao desenvolvimento de pesquisas para apoiar as atividades de exploração e produção de petróleo na Bacia de Santos.
As obras estão avaliadas em R$ 77 milhões e têm previsão de início em oito meses e entrega em 2016.
O gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, André Cordeiro, lembra que as grandes profundidades e a distância da costa trarão grandes desafios no pré-sal.
O centro de excelência terá infraestrutura com foco na integração de diversas áreas relacionadas à automação, otimização de processos, gerenciamento remoto, computação científica de alto desempenho, realidade virtual, monitoramento ambiental e logística.

Enor

A licença de implantação do Estaleiro do Nordeste (Enor), do Grupo Synergy, será concedida em abril. A informação foi prestada pelo do presidente do Ibama, Volney Zanardi, ao governador de Alagoas, Teotonio Vilela. Todas as condições estabelecidas para o licenciamento foram cumpridas.
Em seis meses
O estaleiro holandês Damen Shipyards entregou seis Platform Supply Vessels (PSVs) à empresa norueguesa World Wide Supply em apenas seis meses. O sexto navio, World Sapphire, foi entregue no final de dezembro. As embarcações, Damen PSV 3300, apresentam um design radical. Todos os seis navios serão contratados durante o segundo trimestre, sendo quatro deles em charters de longo prazo à Petrobras a partir de meados de junho. O contrato da Petrobras foi assinado em abril de 2013.

Aço

A Usiminas forneceu 14 mil toneladas de aço naval com alta tenacidade e resistência a impacto para a plataforma P-61, a primeira do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) construída no Brasil e a operar em águas brasileiras. Entregue pelo estaleiro Brasfels, no início de janeiro, o equipamento está localizado no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos (RJ).
As plataformas TLWP são fixas e ancoradas no fundo do mar com tendões verticais. Elas recebem o petróleo e o gás natural do poço e fazem o processo de separação desses produtos. Toda produção da P-61 será transferida para a P-63, plataforma FPSO que fará o processamento, armazenamento e escoamento do petróleo extraído. Juntas, as plataformas têm capacidade de produzir 140 mil barris por dia.

Concurso

A estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), criada para gerenciar e fiscalizar contratos de exploração de petróleo sob regime de partilha nos campos do pré-sal, vai contratar este ano 30 funcionários em cargos comissionados. A empresa contratará 150 pessoas por concurso público, que ainda não tem data prevista, mas os aprovados deverão ser admitidos apenas a partir de 2015.

Aniversário

A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) completa 25 anos. Criada em abril de 1989, foi a primeira entidade empresarial comprometida com a luta pela modernização do sistema portuário brasileiro. A partir do trabalho conjunto com outros setores, passou a integrar a Ação Empresarial Integrada, contribuindo para a elaboração, em 1993, da Lei nº 8.630. A ABTP conta atualmente com 87 empresas associadas.

Terminal

A empresa Manabi Logística obteve autorização para implantar um terminal portuário em Linhares (ES). O investimento previsto para o projeto é de R$ 1,5 bilhão. Pelo terminal, serão movimentados 25 milhões de toneladas de granéis sólidos ao ano.

Ajuste

O Órgão Gestor da Mão de Obra (Ogmo) de Manaus firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho no Amazonas, para corrigir irregularidades. O Ogmo terá de promover rodízio entre os trabalhadores, não permitir mais a escalação em operações simultâneas, verificar se o escalado está no local de trabalho e não permitir o serviço por trabalhador não constante na escala de trabalho.

Errata

Portos e Navios cochilou e publicou na edição de março, erradamente, a informação recebida, via assessoria de imprensa, de que a Kepler Weber entregou sete silos com capacidade de 18 toneladas cada um para a Moinho Dias Branco, no porto de Aratu (BA). A informação correta é 18 mil toneladas.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira